• Carregando...
Foz do Iguaçu vai receber três edições dos X Games: evento FozK8, de skate, em novembro de 2011, serviu para testar a estrutura | Marcos Labanca
Foz do Iguaçu vai receber três edições dos X Games: evento FozK8, de skate, em novembro de 2011, serviu para testar a estrutura| Foto: Marcos Labanca
  • Foz do Iguaçu vai receber os X Games a partir de 2013

Foz do Iguaçu sediará três edições dos X Games - o maior evento de esportes radicais do mundo - entre 2013 e 2015. O anúncio foi feito na noite dessa segunda-feira (30), pela Agência Estadual de Notícias. A confirmação do resultado, no entanto, será feita nesta terça (1.º) pela rede norte-americana de televisão ESPN, responsável pela organização da competição.

Até ser escolhida, a cidade da Fronteira participou de uma seletiva com 40 cidades, de 21 países diferentes. Na fase final de escolha, Foz concorreu, por exemplo, com cidades como Barcelona, Munique, Lisboa, Cancun, Santiago e Rio de Janeiro.

Além do município paranaense, outras duas cidades vencedoras serão anunciadas nesta terça e se juntarão às americanas Aspen, Los Angeles e Tignes - sedes fixas da competição.

Segundo o secretário estadual de esportes, Evandro Rogério Roman, o evento trará muita visibilidade ao Paraná.

"Já tínhamos a notícia desde hoje [segunda] de manhã, mas vamos aguardar o resultado oficial. É com muita alegria que recebemos a notícia de sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo, o que certamente vai trazer uma visibilidade muito grande", disse o secretário, por telefone, à Gazeta do Povo. "A beleza das cataratas certamente ajudou a definir a escolha de Foz", completou.

De acordo com Roman, o governo não vai investir dinheiro público na organização dos X Games, mas ajudará a viabilizar parceiros para bancar os eventos. A estimativa é de que cada edição custe por volta de R$ 10 milhões e que alcance quase 800 milhões de espectadores em 180 países.

Para o skatista brasileiro Bob Burnquist, dono de oito medalhas de ouro nos X Games, a inclusão de Foz no calendário dos esportes radicais é uma ótima inciativa.

"Rio de Janeiro tem muita coisa sempre acontecendo, em São Paulo também. Em Foz, nunca acontece nada, seria legal se fosse para lá", disse às vésperas do anúncio, à ESPN Brasil.

Uma concentração à espera da divulgação oficial está marcada para a manhã desta terça no Capitão bar, tradicional ponto de encontro da cidade.

X Games

Criados em 1995, nos Estados Unidos, os X Games são considerados os Jogos Olímpicos dos esportes radicais. O evento começou com uma edição de verão, mas desde 1997 também abraçou os esportes de inverno. As principais modalidades são motociclismo (8 categorias), rally (2), skate (5) e bike BMX (4). Assim como nas Olimpíadas, os atletas disputam medalhas de ouro, prata e bronze, além de prêmios em dinheiro.

A candidatura de Foz foi proposta por pela empresa de marketing e negócios esportivos Brunoro Sport Business. Em março, uma equipe da ESPN já havia feito uma vistoria técnica para avaliar as condições estruturais da cidade.

Confira o vídeo feito para divulgar a candidatura de Foz:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]