• Carregando...
Maratona de Curitiba de 2014 teve cinco mil inscritos | Brunno Covello / Gazeta do Povo
Maratona de Curitiba de 2014 teve cinco mil inscritos| Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo

Considerada uma das mais difíceis do Brasil, a Maratona de Curitiba chega à 19.ª edição amanhã e vai reunir cerca de 5 mil corredores, entre amadores e profissionais, em quatro categorias: a prova de 42 km, corridas de 5 km e 10 km, e a caminhada de 3 km, novidade na edição deste ano.

INFOGRÁFICO: Veja o trajeto da maratona de Curitiba

"Abrimos mais uma categoria porque há muitos corredores de rua que estão começando, então pensamos em provas mais curtas para incentivar mais pessoas a participarem da prova", explica Mariane Galvão, gestora de projetos do Grupo Latin, empresa organizadora da prova.

Com largadas previstas a partir das 7 horas da manhã na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, a competição levará os corredores de fora a conhecer o clima ameno da capital — a previsão é de um domingo nublado, com mínima de 11ºC. "A Maratona de Curitiba já se tornou uma prova muito tradicional, consolidando-se no calendário nacional de eventos, e atrai atletas da elite internacional do esporte", exalta Mariane.

No regulamento, um veto aos atletas viciados em música: é proibido usar fones de ouvido durante a prova. Segundo a organização, a medida foi tomada para evitar acidentes. Mesmo assim, Mariane afirma que o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos será permitido. "Existe a possibilidade de o atleta usar o celular como auxílio na prova, seja para a marcação de tempo ou como GPS, mas a organização da prova estará atenta para que sejam usados somente nestes casos."

Na categoria iniciante, a caminhada de 3 km, podem participar adolescentes a partir dos 13 anos. Acostumados às famosas "selfies", eles podem aproveitar a liberação dos smartphones para lotar as redes sociais com fotos da corrida, mas a organização considera algo improvável. "Temos fotógrafos especializados e as fotos estarão disponíveis logo após a corrida. É raro termos situações de atletas tirando fotos de si mesmo durante a prova", reforça Mariane.

Entre os veteranos favoritos ao pódio, o domínio dos quenianos é evidente, e a hegemonia do país na prova curitibana já dura alguns anos. O campeão das duas últimas edições da maratona, David Bowen, é dono do recorde da prova, 2h19m38, estabelecido em 2012.

No feminino, a atual campeã, a queniana Malakuen Jepkogei, fez o tempo de 2 horas e 50 minutos, mas não estará na edição deste ano, e será representada pela compatriota Jacklyne Rionoripo.

Clique aqui e confira o infográfico em tamanho maior

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]