• Carregando...
Equipe reunida com o empresário-jogador Ricardinho ao centro. Disputa decisiva com o Sada Cruzeiro começa hoje em Minas Gerais | Ivan Amorin/Gazeta do Povo
Equipe reunida com o empresário-jogador Ricardinho ao centro. Disputa decisiva com o Sada Cruzeiro começa hoje em Minas Gerais| Foto: Ivan Amorin/Gazeta do Povo

Mercado

Giba vira alvo para reforçar equipe na próxima campanha

Se a primeira campanha do Moda Maringá agradou, a próxima pode ser ainda mais animadora. A Superliga nem terminou, mas o gestor-jogador Ricardinho já começou a negociar o futuro da equipe. Contratos de patrocínio estão alinhavados e ele não descarta a contratação de um velho conhecido seu: o ponteiro Giba.

"Não sei como está a situação dele. Soube que talvez queira parar de jogar. Mas, procurado ele vai ser. Tivemos durante um tempo o mesmo agente e isso facilita. Claro que depende da comissão técnica também", afirmou Ricardinho.

Na semana passada, Giba, de 37 anos, anunciou a saída do Al Nasr, de Dubai, nos Emirados Árabes, após apenas três meses. Em nota oficial, o jogador alegou falta de respeito do clube árabe e insinuou a possiblidade de encerrar a carreira.

Grandes parceiros na seleção, Ricardinho e Giba colecionaram títulos pelo Brasil, como o ouro olímpico em 2004, o Mundial e a Liga Mundial. A relação rachou após o polêmico corte do levantador às vésperas do Pan do Rio-2007. A reaproximação nunca foi a mesma.

O gestor do Maringá também entrou em contato com outros atletas, mas depende ainda de um reforço financeiro. "Já conversamos e devemos contar com um patrocinador forte", explicou. Entre as prioridades está a manutenção da comissão técnica, sob o comando do treinador Horacio Dileo.

Quando entrar em quadra hoje, a equipe do Moda Maringá atestará, mais uma vez, o êxito de um projeto. Idealizada pelo jogador Ricardinho, a equipe montada do zero superou a crise financeira no vôlei, bancou mais da metade do projeto de três anos logo de cara, arrebatou uma média de quatro mil torcedores no ginásio Chico Neto e alcançou os playoffs decisivos na sua estreia na Superliga.

Classificado em oitavo lugar, o primeiro jogo na fase mata-mata do principal torneio de vôlei masculino do país será contra o líder Sada Cruzeiro, em Contagem, às 21h30. Sete meses após bater de porta em porta atrás de patrocínio, de ligar diretamente para os jogadores para convencê-los a aceitar, em alguns casos, salários menores, o empresário-jogador Ricardinho atribui à campanha paranaense a "sensação de dever cumprido".

"O objetivo foi alcançado. A pretensão era essa, conheço a Superliga há 20 anos e estava muito consciente do que poderíamos fazer. A felicidade é muito grande de ter entregue um time à cidade de Maringá, que abraçou o projeto, nos deu a melhor média de público da competição e nós cumprimos a promessa de nos classificarmos", afirmou Ricardinho.

A satisfação não impe­­de que o perfeccionista Ri­­car­­dinho alivie nas cobranças. "Claro que poderíamos ter um desempenho melhor. Tivemos muitos altos e baixos na competição", apontou.

Um dos motivos, segundo ele, teria sido a estagnação do grupo. Essa foi a justificativa dada pelo gestor do time para a troca de comando na reta final da disputa.

Após 9 vitórias e 10 derrotas, o técnico Douglas Chia­­rotti foi substituído em fevereiro pelo argentino Horacio Dileo, que comandou o Vivo Minas (MG) na atual temporada da Superliga. O treinador havia deixado o clube mineiro após três derrotas seguidas na competição, uma delas para a equipe de Maringá.

"Foi uma necessidade de fortalecer o grupo, sentimos que estava acomodado. Precisávamos colocar uma bateria nova e surtiu efeito. Nos bastidores, no dia a dia, sentimos que a equipe cresceu", avaliou.

"Faz três semanas que estou aqui e já fizemos três jogos que foram três finais. Essas partidas representavam muito para todos e os atletas deram conta", avaliou o comandante.

E é principalmente da qualidade que a equipe depende no jogo desta noite. Primeiro colocado na competição, o Sada Cruzeiro não perdeu nenhum set sequer nos dois confrontos com os paranaenses na primeira fase.

Desde que a equipe foi criada, em 2006, ainda em Betim, não ficou de fora de nenhuma fase final da Superliga. Esse será o oitavo playoff consecutivo. E nos últimos três anos esteve presente em todas as finais, levando o título na temporada 2011/2012.

Os playoffs são disputados em melhor de três partidas. O próximo jogo será quarta-feira, em Maringá. Se houver necessidade, os mineiro decidem em casa em um terceiro duelo.

Ao vivoSada Cruzeiro x Moda Maringá, às 21h30, SporTV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]