• Carregando...
Thyê em se último treino em Kazan, antes de ser desligado da delegação brasileira e voltar ao país | Satiro Sodré/SS Press
Thyê em se último treino em Kazan, antes de ser desligado da delegação brasileira e voltar ao país| Foto: Satiro Sodré/SS Press

À frente da defesa do atleta Thyê Mattos, acusado de abuso sexual no Canadá, o advogado Marcelo Franklin espera ter acesso nos próximos dias à investigação aberta pela polícia local contra o goleiro da seleção masculina de polo aquático. Obter informações precisas sobre as acusações e eventuais provas apresentadas pela jovem canadense contra seu cliente é fundamental para estabelecer a estratégia de defesa do brasileiro.

“O atleta se declara inocente e sem conhecer o processo e as provas não há porque alguém acreditar no contrário”, diz Franklin. O advogado conta que só conversou com Thyê por telefone da Rússia, para onde o atleta seguiu após os Jogos Pan Americanos de Toronto para participar do Mundial de Esportes Aquáticos. Após o episódio vir à tona ele acabou desligado da competição.

“O que posso dizer é que ele está muito abalado, mas confiante de que vai conseguir provar que não praticou nenhum ato ilícito”, afirma o advogado esportivo contratado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

O jogador chega neste domingo (26) ao Brasil. “Ele chega hoje ao Brasil. Se fosse meu filho eu não traria para cá. Não faz sentido trazê-lo ao Canadá”, disse o gerente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, neste domingo (25), em Toronto.

Segundo o dirigente, nem a polícia canadense nem o comitê organizador dos Jogos passaram qualquer informação ao COB sobre o caso. Advogados do Brasil e um escritório em Toronto já foram acionados.

“Não tivemos acesso ou fomos notificados oficialmente de nada, nem pela polícia nem pelo comitê. A polícia canadense anunciou [o caso] e fez um pré-julgamento”, reclamou Freire.

Ainda de acordo com o dirigente, o caso faz com que o COB já comece a pensar novas formas de evitar este tipo de problema nos Jogos Olímpicos do Rio.

“Toda vez que surge um caso diferente como este a gente estuda o que fazer, o que está certo ou errado”, disse.

O advogado de Thyê frisa que o crime de abuso sexual no Canadá tem uma definição muito abrangente, englobando desde um abraço não consentido até o estupro. Em função disso, as penas podem passar por medidas sócio-educativas, multa e até prisão por até dez anos. “Pode ser uma acusação muito séria ou algo banal. O que quero é saber onde estamos pisando para depois tomar um posicionamento correto. Seria leviano fazer um prognóstico antes de conhecer os fatos”, afirma.

Embora reconheça que a polícia de Toronto agiu dentro da legislação canadense ao divulgar a identidade do brasileiro e mesmo ao pedir sua prisão, o advogado considera que isso gerou uma exposição excessiva da imagem de seu cliente. “Para a opinião pública mundial ele foi considerado culpado antes de ter a oportunidade de se defender”, critica.

O advogado descarta a possibilidade de Thyê Mattos ser preso agora, já que o Brasil não tem tratado bilateral de extradição com o Canadá. Em princípio Franklin não irá ao país e aguardará as informações de advogados contatados em Toronto, que deverão atuar em parceria com o brasileiro no caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]