• Carregando...
Skatista faz manobra na apresentação de candidatura de Foz em 2011: cidade receberá o X Games em 2013 | Marcos Labanca / Gazeta do Povo
Skatista faz manobra na apresentação de candidatura de Foz em 2011: cidade receberá o X Games em 2013| Foto: Marcos Labanca / Gazeta do Povo

Foz do Iguaçu - Escolhida como uma das seis sedes dos X Games, a olimpíada de esportes radicais, em 2013, Foz do Iguaçu, no Oeste paranaense, prevê aumentar ainda mais a visibilidade turística da cidade das cataratas. As competições radicais devem ser acompanhadas por 50 milhões de espectadores de todo o mundo, segundo a rede de tevê ESPN, que organiza a disputa.

"Para o turismo, é uma vitrine comparável apenas às garantidas pelas Olimpíadas e pela Copa do Mundo. O retorno de mídia é imensurável", afirma o secretário municipal de Esportes de Foz, Márcio Ferreira.

Quanto às melhorias para a realização das disputas, o secretário comentou que serão voltadas especialmente à melhor recepção dos participantes e daqueles que acompanharão a competição de perto. "A maioria das estruturas é móvel e será trazida pelos próprios organizadores. A nós e aos parceiros caberá preparar a cidade para receber muito bem tudo isso." Estima-se que somente entre atletas e organizadores, serão cerca de 1,7 mil pessoas.

Marcelo Doria, presidente da Bruno Sport Business (BSB) - empresa de marketing esportivo responsável pela campanha de Foz do Iguaçu -, adiantou que serão investidos cerca de R$ 20 milhões para a realização dos X Games na fronteira. "Estes recursos devem ser captados junto às iniciativas pública e privada. E, apesar de já termos trabalhado bastante até agora, o trabalho mais pesado começa a partir de amanhã [quarta-feira] e vai até o último dia dos jogos."

Foz sediará o X Games junto com Tignes (França), Los Angeles e Aspen (EUA) – onde já acontecem os jogos -, mais Barcelona (Espanha) e Munique (Alemanha) completam a lista das cidades que receberão a competição agora batizada de X Games Global. Na fronteira, as disputas serão realizadas entre os dias 18 e 21 de abril de 2013.

Há um ano concorrendo com 40 cidades de 21 países, Foz do Iguaçu recebeu a visita de vários representantes da norte-americana ESPN, emissora de televisão idealizadora e que organiza a competição que está prestes a completar 18 anos. O último grande teste da cidade aconteceu durante o FozK8, Campeonato Internacional de Skate de Mini Ramp (mini half), primeiro do país nesta categoria.

Em novembro, uma mini rampa montada em frente às Cataratas do Iguaçu foi o palco para cerca de 40 skatistas argentinos, chilenos, norte-americanos, ingleses e brasileiros, entre eles o catarinense Pedro Barros, o Pedrinho, bicampeão mundial no estilo bowl. O veterano Carlos Andrade, o Piolho, de Curitiba, ficou com o primeiro lugar. "Foz do Iguaçu não só merece receber os X Games como outras competições como esta", declarou na época o vencedor.

Conhecida mundialmente pela potência energética e pelas belezas naturais, Foz do Iguaçu receberá as disputas no Parque Nacional do Iguaçu, no Centro de Convenções – onde acontecem as provas de skate, motocross e bike - e na usina hidrelétrica de Itaipu – onde será montada a Mega Rampa e o circuito de rally. O anúncio oficial foi feito às 11 horas desta terça-feira (1) por meio de um vídeo transmitido ao vivo simultaneamente para mais de 180 países.

Confira o calendário do Global X Games em 2013:

Aspen (EUA): 24 a 27 de janeiro

Tignes (França): 20 a 22 de março

Foz do Iguaçu (Brasil): 18 a 21 de abril

Barcelona (Espanha): 9 a 12 de maio

Munique (Alemanha): 27 a 30 de junho

Los Angeles (EUA): 1 a 4 de agosto

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]