• Carregando...

Foi definida nesta terça-feira a fórmula de disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futebol 2008. Reunidos na sede da Federação Paranaense de Futebol, representantes de clubes e da instituição decidiram que a competição começa no dia 13 de janeiro e será no sistema de pontos corridos.

Ao final das 15 rodadas de um turno único, os oito melhores seguem na competição em mais um turno único, mantendo-se os pontos conquistados até então. O time que terminar com mais pontos é campeão. Quatro time serão rebaixados e apenas dois subirão da Divisão de Acesso para a 1.ª divisão. A formula será mantida até 2009 e no campeonato seguinte, em 2010, o Paranaense ficará com apenas 12 times.

Estiveram presentes representantes do Iguaçu, Adap Galo, Atlético Paranaense, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Engenheiro Beltrão, Iraty, J. Malucelli, Londrina, Paranavaí, Paraná Clube, Portuguesa Londrinense, Rio Branco, além do campeão e o vice da Divisão de Acesso 2007, que ainda não foram definidos, mas estiveram representados por diretores da FPF.

A resolução que propôs o rebaixamento de quatro equipes e o acesso de apenas duas a partir de 2008 foi aprovada pela maioria dos clubes. O Engenheiro Beltrão se posicionou contrário à medida e obteve apenas o apoio do J. Malucelli. O argumento vencedor nesta disputa foi o de que o calendário apertado compromete as disputas, sobretudo, dos times participantes de competições nacionais e internacionais como a Copa do Brasil e a Libertadores da América.

Mandos de campo

Como haverá rodadas ímpares tanto na primeira, como na segunda fase da competição, as oito equipes melhores colocadas no Paranaense de 2007 terão oito mandos nas 15 rodadas da fase inicial (as demais equipes terão sete). Para a segunda fase, que terá sete rodadas, a posição dos clubes na etapa anterior da competição é quem ficará com um mando a mais.

Transmissão

Antes do início do arbitral, a Rede Independência de Comunicação (RIC), por intermédio de um ofício, manifestou a intenção de transmitir o Paranaense 2008. Segundo o presidente da FPF, Onaireves Moura, a RPC já havia encaminhado documento reafirmando a intenção de renovar o contrato de transmissão. No dia 11 de junho os representantes das equipes se reunirão para estudar a proposta da Rede Paranaense de Televisão (RPC) e, no dia 18, a proposta da RIC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]