• Carregando...

O caso

Todo o imbróglio começou no dia 31 de janeiro no jogo entre o J.Malucelli e Adap Galo, disputado no Estádio do Pinhão. Após marcar o gol de abertura do placar, os jogadores do Jotinha ainda comemoravam no campo adversário quando o árbitro Edemar Paris reiniciou o jogo – o que fere a regra 8 da International Board.

No mesmo lance, o Adap Galo empatou o jogo, o que revoltou os mandantes que foram à Justiça Desportiva tentando impugnar o resultado.

O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná, em decisão inédita, que os times voltariam a campo e disputariam o restante da partida, a partir do gol do J.Malucelli. Ou seja, as duas equipes recomeçariam o jogo aos 28 minutos do segundo tempo e tudo que aconteceu depois desse tempo ficaria anulado, inclusive expulsões e cartões amarelos que se seguiram.

O Adap Galo não concordou com o resultado e levou a questão ao STJD, que nesta tarde acatou seu pedido e manteve o placar de 1 a 1.

Por seis votos a zero os auditores, o relator e o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva acataram o recurso impetrado pelo Adap Galo e mantiveram o resultado do jogo contra o J.Malucelli em 1 a 1. Com a decisão, a polêmica envolvendo esta partida finalmente chega ao fim na esfera esportiva e o Cascavel é confirmado como o 8.º classificado para a segunda fase do Campeonato Paranaense.

O advogado Luiz Antônio Teixeira comemorou a decisão. "Foi uma votação unânime. Vamos louvar primeiro a decisão do STJD de votar o processo em regime de urgência e em sessão extraordinária. Os auditores acabaram dando provimento a nossa questão e o caso finalmente está resolvido. Foi um processo árduo e causou discussão e esta celeuma toda. Mas esse resultado coloca ordem no caso e resgata o que deveria ter sido decidido em primeira instância no TJD".

De acordo com o site justiçadesportiva.com.br (administrado por uma empresa autônoma), que faz a transmissão dos julgamentos do STJD pela internet, "Foram rejeitadas as preliminares de irregularidade de procuração e cerceamento de defesa, para no mérito dar provimento ao recurso mantendo o resultado de campo". Com o resultado, a Federação Paranaense de Futebol já confirmou para as 18h30 de domingo os jogos de Adap Galo x Cascavel e Rio Branco x Paranavaí. Às 16h acontece o clássico entre Coritiba e Paraná e no interior o Atlético enfrenta o Cianorte.

O julgamento

A leitura do processo 026/07 – que ficou conhecido como caso J.Malucelli x Adap Galo - começou por volta das 15h. O julgamento deveria ter ocorrido nesta quinta-feira, mas os documentos referentes ao caso foram extraviados e/ou não chegaram à sede do STJD em tempo hábil. Um representante da Federação Paranaense de Futebol foi até a cidade na madrugada desta sexta para levar e entregar uma cópia do processo nas mãos dos auditores e presidente do tribunal.

Depois da palavra do procurador geral do STJD, dr. Paulo Schimitt, o relator do processo, Paulo Valed Perry, votou favorável à manutenção do resultado de 1 a 1. De acordo com o site Justiça Desportiva, que acompanhou a sessão, "o relator vota no sentido de admitir preliminar de irregularidade de procuração nos autos, dando provimento ao recurso para não reconhecer a impugnação, mantendo o resultado da partida".

O auditor José Mauro rejeitou a preliminar defendida por Perry e foi acompanhado pelos outros membros da mesa: Eduardo Costa, Caio Rocha e Alexandre Quadros. Por maioria de votos a primeira preliminar foi rejeitada. Em seguida, daí por unanimidade, a segunda preliminar foi rejeitada.

Em seguida, no julgamento do mérito do processo, o relator Paulo Perry votou no sentido de reformar a decisão do TJD-PR e reconhecer o resultado obtido em campo. O auditor José Mauro votou com o relator, assim como Eduardo Costa, Caio Rocha e Alexandre Quadros. Logo depois, o dr. Virgílio Augusto da Costa Val, que está no exercício da presidência, também vota com o relator por volta das 17h (com quase duas horas de julgamento).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]