• Carregando...

Dentro de campo

O elenco paranista folgou nesta segunda-feira (4). A reapresentação do grupo está marcada para manhã desta terça-feira (5), na Vila Capanema. Os titulares participarão de um trabalho regenerativo, e à tarde todos treinam fisicamente. Os trabalhos com bola começam na quarta-feira (6), quando o técnico Pintado deve sanar algumas dúvidas.

Se mantiver o esquema 3-5-2 diante do Náutico em Recife, o zagueiro Toninho – após cumprir suspensão – pode ser a novidade no Tricolor. No gol, Flávio deve seguir vetado pelo departamento médico, e dificilmente será aproveitado. Assim, Marcos Leandro continua prestigiado.

Na lateral-direita, Parral pode ganhar a sombra de Alex, o primeiro dos três alas direitos contundidos a estar próximo de voltar aos gramados. Ele pode integrar a delegação que irá para Pernambuco na sexta-feira (8). No ataque, Vandinho pode ganhar a condição de titular, colocando Vinícius Pacheco na reserva.

Os erros cruciais do árbitro Leonardo Gaciba (Fifa-RS) na partida entre Paraná e São Paulo, na qual o Tricolor paulista venceu por 1 a 0 na Vila Capanema, ainda repercutem no ambiente paranista. E a larga exposição do assunto, inclusive na mídia nacional, fez com que a diretoria do Paraná se articulasse, não para buscar a mudança no placar, mas para levantar a preocupação em torno das arbitragens em jogos do Tricolor.

Depois da partida, as opiniões de torcedores paranistas, da diretoria, e da imprensa dentro e fora do estado convergiram no fato de que os lances polêmicos (o pênalti assinalado sobre Aloísio a favor do São Paulo e o gol mal-anulado de Luís Henrique para o Paraná) definiram o placar final do jogo. Embasada por reportagens e imagens, a direção tricolor irá enviar uma dossiê para o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Edson Rezende.

Uma reunião da cúpula paranista, que sempre acontece às segundas-feiras na sede da Kennedy, irá pôr o tema em discussão e definir os passos do Paraná a respeito do caso. "Vamos colocar esse e outros assuntos em pauta. A posição do departamento de futebol é se manifestar junto à comissão de arbitragem da CBF. Vamos anexar as várias reportagens que saíram em jornais de todo o país, além de imagens e outros materiais", afirmou o vice-presidente de futebol, José Domingos.

Apesar do envio do material não representar qualquer possibilidade de mudança no resultado da partida para os tricolores, a medida visa mostrar a preocupação de todos no Paraná quanto as arbitragens contra o clube no Brasileirão. No ano passado, a diretoria chegou a produzir um vasto vídeo com diversos erros de árbitros contra o Tricolor, que mesmo prejudicado garantiu uma vaga para a Taça Libertadores deste ano.

Gaúchos sempre tiram o sono dos paranistas

Leonardo Gaciba e Carlos Eugênio Simon são os dois árbitros de maior renome quando se trata de árbitros gaúchos. Ambos são da Fifa, porém esse fator não representa tranqüilidade para os paranistas quando algum dos dois apita jogos do Tricolor. E as reclamações em torno da dupla procedem.

Só no ano passado, o Paraná foi derrotado fora de casa por São Paulo e Vasco em jogos polêmicos, com expulsões e faltas duvidosas. Ambas as partidas, coincidência ou não, foram apitadas por Gaciba. Já Simon, entre as diversas jornadas na qual apitou jogos do Paraná, sempre costuma complicar o lado paranista.

Na arbitragem mais notória de todas, em 2000, contra o Vasco, em jogo válido pelas semifinais da Copa João Havelange, um pênalti inexistente cavado pelo atacante Romário decretou a derrota tricolor em São Januário. No jogo de volta, o Paraná não conseguiu reverter a desvantagem, e acabou eliminado. A partida ainda hoje, quase sete anos depois, tira o sono de torcedores e dirigentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]