• Carregando...

O belga Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) concedeu, nesta terça-feira, uma entrevista coletiva no hotel Sofitel, em Copacabana, onde está sendo realizada a Assembléia Geral da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa). O dirigente máximo do esporte mundial fez elogios à organização do Rio de Janeiro para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e explicou um pouco sobre o processo de escolha de uma cidade como sede dos Jogos Olímpicos.

A coletiva aconteceu após uma visita de Rogge às obras do Estádio João Havelange, no Engenho de Dentro, e da Vila Pan-Americana na Barra da Tijuca.

- Fiquei muito impressionado com o que vi nesta tarde. Os Jogos serão magníficos e deixarão um legado para a cidade do Rio do Jeneiro e para a sociedade brasileira, que é algo que o COI preza e a Odepa também segue esta tendência - disse Rogge.

Rogge falou sobre a possibilidade de o Brasil sediar uma edição dos Jogos Olímpicos. Segundo o dirigente, a resposta para isso tem que ser dada pelo povo brasileiro. O presidente acredita que os Jogos de 2007 podem ser um bom preparativo, mas acha que o trabalho de uma candidatura tem que ser iniciada desde já pois a escolha da sede dos Jogos de 2016 será feita em 2009.

A escolha de uma cidade-sede de uma Olímpiada, segundo Rogge, é muito mais complexa do que a definição de um país-sede de uma Copa do Mundo. O presidente acredita que o fato de o Brasil querer sediar o mundial de futebol em 2014 possa dificultar uma possível candidatura aos Jogos Olímpicos de 2016, apesar de reconhecer que não é impossível que o país possa ser sede dos dois eventos em um espaço de tempo tão curto.

- Uma organização de Copa do Mundo é muito mais simples do que uma Olimpíada. Numa primeira fase do mundial de futebol, são disputados três jogos por dia em três cidades diferentes. Numa Olimpíada são 17 dias seguidos de várias competições em uma mesma cidade - disse.

Ao completar a coletiva, o presidente do COI resumiu os aspectos mais importantes da sua visita ao Brasil. O primeiro foi a emoção de ter participado da cerimônia de entrega da medalha de ouro a Rodrigo Pessoa, já que o cavaleiro brasileiro mora na Bélgica. Além disso, Rogge exaltou a ótima estrutura dos Jogos e expressou contentamento por saber que João Havelange será homenageado ao dar o nome ao principal estádio do Pan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]