• Carregando...

O presidente do Corinthians, Andrés Sanches, foi denunciado nesta quinta-feira pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Como era o vice-presidente de futebol na época da parceria com o Grupo MSI, o procurador-geral, Paulo Schmitt, com base na investigação do auditor Alexandre Quadros, entende que Sanches tem envolvimento na formação do time campeão brasileiro em 2005. Segundo o Ministério Público Federal, o time foi montado com dinheiro ilícito.

A data do julgamento não foi marcada. Mas Sanches foi denunciado no artigo 238 (receber ou solicitar, para si ou para outrem, vantagem indevida em razão de cargo ou função, remunerados ou não, em qualquer entidade desportiva ou órgão da justiça desportiva, para praticar, omitir ou retardar ato de ofício, ou, ainda, para fazê-lo contra disposição expressa de norma desportiva) e pode ser suspenso de dois a quatro anos ou até se excluído do futebol. Sanches assumiu a menos de um mês e se for punido tem que deixar o cargo. Por meio de sua assessoria, Sanches disse que só vai se pronunciar depois que for notificado oficialmente, o que deve ocorrer somente na próxima terça-feira.

Alberto Dualib e Nesi Curi também são denunciados

Com ele, foram denunciados o ex-presidente Alberto Dualib e o ex-vice Nesi Curi, que podem sofrer as mesmas punições. Os dois, porém, já estão afastados do futebol após renunciarem aos cargos. Esses dois já são processados pela Justiça Federal, fora da esfera desportiva, por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, por causa da parceria com o Grupo MSI. Podem ser presos.

O inquérito no STJD foi aberto depois que Alberto Dualib foi pego em escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, na qual fala com o empresário Renato Duprat, seu braço-direito na época, que o título de 2005 deveria ter sido do Internacional e que havia sido roubado. O inter foi o vice em um torneio confuso, por causa da "Máfia do Apito". A descoberta de que apostadores fraudavam resultados fez 11 jogos serem anulados, dois deles do Corinthians nos quais o time tinha fracassado. Na nova partida o Timão obteve os seis pontos.

No despacho do auditor Alexandre Quadros, aceito pela procuradoria, a possibilidade de retirar o título do Corinthians é rejeitada, já que não há como provar que o jogo Corinthians x Internacional, outro que teve polêmica na competição (por causa de um pênalti cometido por Fábio Costa em Tinga), foi contaminado. Mas Quadros vê indícios de dinheiro ilícito na fomração do time, o que condena os dirigentes do time na ocasião. Além dos três, o clube foi incluído no artigo 233 (Deixar de cumprir obrigação legal por fato ligado ao desporto, observada a competência da Justiça Desportiva prevista em lei) e pode ser multado de R$ 1 mil a R$ 10 mil.

Guia Anti-Rebaixamento: quem escapa?

- A procuradoria, como em todos os casos decorrentes de inquérito, ofereceu denúncia nos exatos termos da conclusão do Auditor Processante, no caso Dr. Alexandre Quadros. A denúncia considerou o relatório do inquérito e, não menos importante, todo o procedimento investigatório levado a efeito pelo Gaeco e Ministério Público que encarta os autos com diversos volumes. O segredo de justiça impede tecer maiores comentários acerca do processo - afirma Paulo Schmitt, ao site da Justiça Desportiva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]