
A vitória apertada do Brasil por 75 a 71 sobre a Austrália ontem, na estreia do basquete masculino na Olimpíada de Londres, valeu em dobro, na opinião do técnico Rubén Magnano. Mesmo apontando falhas no time, em especial nas bolas de três pontos levantamento da comissão técnica apontou aproveitamento de apenas 13% nos arremesos de fora da área, o índice mais baixo desde que o técnico argentino assumiu a equipe , Magnano não deixou de enaltecer o êxito na primeira partida da seleção depois de 16 anos de ausência nos Jogos Olímpicos.
"Este jogo valeu por dois. Pela moral [de ganhar na estreia] e pela qualidade do adversário que vencemos", reforça o treinador, o único com experiência olímpica no grupo foi ouro em 2004 no comando da Argentina.
O Brasil começou perdendo o primeiro quarto. Na metade do segundo, virou o placar e se manteve sem maiores riscos até o fim da partida, quando a Austrália por pouco não complica. Faltando 40 segundos para o fim do jogo, Leandrinho tentou um arremesso de três que sequer acertou o aro. Logo depois, cometeu a falta que deu a posse de bola para Austrália deixar o placar em 73 a 71, o que forçou Magnano a substituí-lo por Marcelinho Machado. A cinco segundos do fim, Marcelinho Huertas converteu dois lances livres que garantiram a vitória.
Leandrinho admite que estava mais ansioso do que os companheiros pela responsabilidade de defender o país após os 16 anos de ausência. E isso acabou se refletindo em quadra. "O nervosismo atrapalhou. Não fui inteligente naquele arremesso. Deveria ter segurado a bola ou passado. Foi uma coisa que não aconteceria comigo em um jogo normal", revela.
Mesmo com as falhas, Leandrinho foi o cestinha do time, com 16 pontos. O armador australiano Patrick Mills foi o maior pontuador da partida, com 20 pontos.
O pivô Thiago Splitter disse que a vitória diante da Austrália serviu para mostrar que o Brasil está muito bem na defesa, fundamento em que o país sempre teve problemas até a chegada de Magnano. "Ficou provado que mesmo jogando mal a gente pode ganhar se tiver com a defesa bem postada. Por isso que 80% do que o que o Magnano fala para gente nos treinos é sobre a defesa", afirma o jogador do San Antonio Spurs.
Grã-Bretanha
O Brasil volta à Arena de Basquete quarta-feira, diante da Grã-Bretanha. Ontem, o técnico Magnano assistiu à partida contra a Rússia para estudar o adversário. "Eles fizeram jogos duros nos amistosos com outras equipes europeias e estão em casa. Temos de fazer com que eles sejam um adversário para eles mesmos, que se irritem diante da torcida", sugere o ala Anderson Varejão.



