• Carregando...
A zaga coxa-branca sofreu apenas 30 gols em 28 jogos, uma das melhores médias deste Brasileiro. Com sucesso na reposição, o clube já testou oito defensores no campeonato. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
A zaga coxa-branca sofreu apenas 30 gols em 28 jogos, uma das melhores médias deste Brasileiro. Com sucesso na reposição, o clube já testou oito defensores no campeonato.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Alviverdes

Formação

Pelo treino de ontem, a escalação do Coritiba para pegar a Portuguesa – no sábado, às 18h20, no Canindé – será a mesma que venceu o Internacional. Sendo assim, João Henrique volta de suspensão e fica no banco.

Liberados

O atacante Jaílson e o meia Dinélson deixaram o DM e começaram, no início desta semana, a reabilitação do condicionamento físico.

Negociação

Além de seguir a conversa sobre a renovação do lateral-esquerdo Ricardinho, cujo contrato termina no fim do ano, o coordenador de futebol Paulo Jamelli também trata, com o empresário Daniel de Paiva, da ampliação do vínculo de Rodrigo Mancha, que vence em julho de 2009. O agente estará hoje no Alto da Glória.

O cenário para a defesa do Coritiba não era dos mais animadores no início do Brasileiro. O trio de zagueiros titulares na conquista do Paranaense (Maurício, Jéci e Nenê) e o goleiro Édson Bastos só atuaram juntos duas vezes no Nacional – na vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, na estréia, e no Atletiba do primeiro turno, 1 a 1.

Apesar das dificuldades, o Alviverde chega à fase final da competição como o quinto time menos vazado, com 30 gols sofridos – até o início da 29ª rodada. Números que se valorizam ainda mais devido à quantidade de defensores que atuaram no campeonato, oito no total. Felipe, Bernardi, Evaldo, Lucas e o volante/zagueiro Rodrigo Mancha completam a lista.

As mudanças no setor ocorreram pelos mais diversos motivos. Além das costumeiras suspensões e contusões de menor gravidade, o ex-capitão Jéci, por exemplo, foi para o Palmeiras, e o experiente Nenê rompeu o tendão-de-aquiles do pé direito, com retorno previsto somente para 2009.

No clube não há dúvida de que os poucos gols que o Verdão sofre são fundamentais para os colegas de ataque – especialmente o artilheiro Keirrison – deslancharem.

"Temos um time que marca muito, e isso ajuda nossa defesa. Precisamos enaltecer todo o time por esse desempenho", reconhece o coordenador de futebol Paulo Jamelli.

A torcida coritibana temeu pelo pior quando, ainda no primeiro turno, os desfalques começaram a afetar a zaga. O momento mais tenso ocorreu com o anúncio da ida de Jéci para o Alviverde paulista após a 8ª rodada.

"Para algumas pessoas parecia que estávamos demorando para agir, mas sabíamos da qualidade que tínhamos no elenco. Não houve tensão, o time só melhorou depois da saída do Jéci", apontou Jamelli, que contratou apenas Evaldo para a defesa durante o Brasileiro.

As trocas na retaguarda coxa-branca não se restringiram aos zagueiros. No gol, Vanderlei tomou o posto do quase intocável Édson Bastos. E não decepcionou.

"Os zagueiros que entraram foram bem. Para o goleiro, não muda tanto a questão do entrosamento, o mais importante é ficar orientando", pondera o arqueiro, que vê a necessidade de melhorar ainda mais o retrospecto defensivo. "Tomamos alguns gols bobos nos últimos jogos."

Atualmente, a começar por Vanderlei no gol, a defesa titular do Coxa tem Maurício pela direita (tido como o principal pilar do sistema), Rodrigo Mancha no meio e Felipe na esquerda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]