• Carregando...
Paulinho será titular na partida desta sexta-feira contra a Colômbia, pelas quartas de final | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Paulinho será titular na partida desta sexta-feira contra a Colômbia, pelas quartas de final| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Perigo, perigo! Quartas de final à vista.Chegou a fase mais traiçoeira para o Brasil em Copas. Em cinco das 14 vezes nas quais o Brasil foi eliminado de um Mundial, a queda aconteceu exatamente na hora de o time nacional brigar para ficar entre os quatro melhores da competição.

A única seleção a participar de todos os Mundiais é também a única a ter cinco títulos. Mas também é penta em eliminações na mesma fase.

Ao todo, além dos cinco títulos, o Brasil foi eliminados das Copas três vezes na primeira fase, uma nas oitavas, cinco nas quartas, três na semi e perdeu duas finais (ou fases correspondentes).

Basta lembrar as duas últimas desclassificações em Copas. Em 2010, Júlio César falhou, Felipe Melo foi expulso, o Brasil tomou a virada da Holanda e adeus, África do Sul. Nas quartas de final.Quatro anos antes, na Alemanha, a mesma fase, o mesmo Zidane campeão em 1998, Roberto Carlos vai arrumar o meião e o Brasil volta para casa mais cedo, depois do gol de Thierry Henry.

Muito antes, em 1986, as quartas já derrubavam a seleção brasileira. Novamente contra a França, mas desta vez na decisão por pênaltis, e o time de Telê Santana deixava o México sem ficar entre os quatro melhores.

Em 1982, a Tragédia do Sarriá não foi em uma partida eliminatória de quartas de final, mas na fase correspondente. Eram quatro grupo de três seleções cada (o Brasil estava em um ao lado de Itália e Argentina) e apenas a primeira colocada passava para as semifinais. Ou seja, eram quartas em outros moldes. Os brasileiros até venceram os argentinos, mas caíram no jogo decisivo contra os italianos comandados por Paolo Rossi.

E antes mesmo do primeiro título mundial brasileiro a "fase maldita" já assombrava a seleção. Em 1954, nas quartas de final, o Brasil perdia e era eliminado do mundial suíço pela Hungria de Púskas. E ali começava um penta que os brasileiros não gostam de recordar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]