• Carregando...
O técnico Ney Franco, símbolo do Coritiba na temporada: poucas derrotas rumo à elite | Giuliano Gomes/ Gazeta do Povo
O técnico Ney Franco, símbolo do Coritiba na temporada: poucas derrotas rumo à elite| Foto: Giuliano Gomes/ Gazeta do Povo

Aproveitamento

Coritiba supera até o Santos

O baixo número de derrotas do Coritiba na temporada também o coloca como equipe de melhor aproveitamento em pontos no país até então. Com 75,4% dos pontos conquistados entre Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Série B, o Coxa está acima até mesmo do Santos, que tem 68,9% de aproveitamentos dos pontos e foi a equipe que mais venceu na temporada até agora – não computado o jogo de ontem contra o Vitória, na final da Copa do Brasil.

O índice é considerado acima do suficiente para chegar ao título da Série B. Em 2009, o Vasco ficou com a taça com um aproveitamento de 67% na competição. Se contar somente os pontos ganhos pelo Coritiba na Segunda Divisão nacional, o índice é de 70% até agora. Nos dez jogos disputados, o Coxa só não somou pontos no confronto da primeira rodada, contra o atual líder, o Náutico, que na Série B tem um aproveitamento de 77% dos pontos.

Alviverdes

Justiça

O Coritiba ainda não tem nenhuma resposta para o pedido que fez no pleno do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para suspender a pena de dez mandos de campo até o novo julgamento – que ainda não tem data prevista . "A decisão está nas mãos da procuradoria do STJD", disse Gustavo Nadalin, assessor jurídico do clube. Sobre a mudança para sábado do jogo contra o Bahia, o clube espera uma resposta da CBF até o dia 3 de agosto.

  • Confira os 10 clubes com menos derrotas

Depois de um final de ano de­­sastroso em 2009, o torcedor co­­xa-branca tem pouco a lamentar na atual temporada. Se as lembranças do ano do centenário não são as melhores, em 2010 o Co­­ritiba é o time das Séries A e B que menos perdeu na temporada.

O badalado Santos, o Corin­­thians que cedeu o técnico à seleção brasileira, o Fluminense de Muricy Ramalho e os rivais Atlé­­tico e Paraná não chegam nem perto do significativo número de apenas 3 derrotas em 34 jogos oficiais – por três competições diferentes.

Apenas Paraná (1 a 0 no Es­­tadual), Avaí (2 a 1 na Copa do Bra­­sil) e Náutico (2 a 1 na Série B) conseguiram derrubar o Coxa no ano. Guardadas as proporções de se disputar a Série B, os alviverdes cumprem a pesada suspensão de jogar em Joinville com um fato invejável: ninguém no país chorou menos um tropeço que o time de Ney Franco.

"Dentro da situação do clube, economicamente, a gente conseguiu montar um bom elenco", constata o técnico, que tem um aproveitamento de 75,4% dos pontos na temporada. São 23 vitórias e 8 empates, além das já citadas 3 derrotas – o melhor aproveitamento de 2010.

Os jogadores atribuem o sucesso a Ney Franco. "É uma prova de que o treinador tem um elenco de qualidade", destaca o lateral Ân­­gelo. Betinho endossa: "O professor vem fazendo um bom trabalho desde o Parana­­ense, quando conquistou o título e vem dando sequên­cia agora na Série B."

O Coxa também figura entre os times que mais venceram no ano. Quem mais vibrou foi a torcida do Santos, com 28 vitórias (não está contabilizado o jogo de ontem). Em compensação, o Peixe já perdeu 10 vezes no ano.

Líder do Brasileirão, o Corin­­thians é o se­­gundo time menos batido no ano, entre as duas divisões nacionais: seis quedas. Bo­­ta­­fogo, Fi­­gueiren­­se e Amé­­rica-MG também saíram zerados em seis jo­­gos, mas disputaram menos partidas que o Timão.

O Náutico, atual líder da Série B, perdeu 9 jogos em 40 disputados. Na próxima sexta, o Cori­­tiba tem a chance de ampliar a série invicta, que já dura nove jogos. Vai enfrentar o Vila Nova goiano, lanterna da Série B, que em 2010 contabiliza 17 partidas sem marcar pontos – e venceu apenas 10.

"Não dá para olhar a tabela e achar que vamos ter facilidade. Tem de entrar concentrado para que de repente a gente consiga a quarta vitória fora de casa no Bra­­sileiro", diz, com cautela, o treinador coxa-branca.

A manutenção da equipe que venceu o Sport, com a volta de Marcos Paulo e a entrada de De­­nis na esquerda, é sinal de que Mar­­cos Aurélio vai esperar mais um pouco para reassumir a vaga de titular, ainda que Ney Franco prometa um time ofensivo, com Enrico, Rafi­­nha, Dudu e Betinho no quarteto de frente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]