• Carregando...

Neste sábado, dia 31 de dezembro, às 8h30m (de Brasília) começa em Lisboa a 28ª edição do Rally Dakar, a maior competição off-road do mundo. Durante 15 dias, uma caravana de 2.200 pessoas irá percorrer 9.043 quilômetros de Lisboa, em Portugal, até Dakar, no Senegal. São 1.465 competidores, 385 membros da organização, 250 jornalistas e mais de 100 pilotos e ajudantes contratados para serviços diversos.

Entre os corredores, estarão os pilotos brasileiros Jean Azevedo (moto), Klever Kolberg (carro) e André Azevedo (caminhão), acompanhados pelos navegadores Eduardo Bampi (carro), Maykel Justo e Mira Martinec (caminhão). Eles farão parte do comboio de 508 veículos competidores 240 motos, 188 carros e 80 caminhões -, seguidos por outras 240 viaturas de apoio direto.

Para transportar organizadores, jornalistas e todo o tipo de equipamento necessário até os acampamentos montados no deserto, serão utilizados 18 aviões, numa média de 30 vôos diários. Outro meio de transporte valioso é o helicóptero: oito deles estarão disponíveis para a organização, sendo um para acompanhar o trajeto, quatro com equipes de televisão, um com fotógrafos e mais dois tripulados por equipes médicas numa emergência, porém, todos eles podem servir como ambulâncias aéreas. Além do transporte aéreo, a organização conta com 27 carros e 11 caminhões de assistência.

Todo o combustível utilizado para mover essa infinidade de máquinas - inclusive os veículos competidores - é de responsabilidade dos organizadores. Eles terão que transportar pelo deserto nada menos que 1.200.000 de litros de gasolina e diesel, longe de qualquer posto de combustível.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]