• Carregando...
Vettel, Webber e Alonso comemoram no pódio o resultado no GP de Suzuka. Disputa acirrada pelo título da temporada | Kim Kyung-hoon/ Reuters
Vettel, Webber e Alonso comemoram no pódio o resultado no GP de Suzuka. Disputa acirrada pelo título da temporada| Foto: Kim Kyung-hoon/ Reuters
  • Veja a classificação do GP Japão

Suzuka - Confirmando o esperado domínio, a Red Bull fez dobradinha no GP do Japão de Fórmula 1, ontem, no circuito de Suzuka. Depois de ter largado na pole position, o alemão Sebastian Vettel terminou em primeiro lugar, somando a sua terceira vitória em 16 etapas disputadas. Enquanto isso, seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, conseguiu a segunda posição e manteve a liderança do campeonato.

Agora, faltando apenas três etapas para o encerramento da temporada – serão disputadas na Coreia do Sul, Brasil e Abu Dabi–, Webber lidera o campeonato com 220 pontos. A segunda posição ainda é do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que terminou o GP do Japão em terceiro lugar e chegou aos 206 pontos.

Vettel, por sua vez, passou a ter os mesmos 206 pontos de Alonso, mas leva desvantagem nos critérios de desempate por ter uma vitória a menos. E os dois pilotos da McLaren ainda estão na briga pelo título, mas um pouco mais distantes: Lewis Hamilton foi o quinto colocado e tem 192 pontos, enquanto Jenson Button ficou em quarto e tem 189.

"Esse dia foi fantástico, incrível com a pole na manhã e a corrida à tarde. Obviamente foi uma experiência especial com a qualificação e a corrida no mesmo dia. Não foi muito fácil em termos de foco ficar preparado, mas acho que a equipe toda fez um trabalho muito bom", comemorou Vettel, lembrando que a sessão de classificação foi adiada de sábado para ontem por causa da chuva em Suzuka e acabou acontecendo cinco horas antes da largada da prova.

Para Webber, apesar da liderança mantida, ficou a sensação de que precisa evoluir nas três etapas que restam. "Preciso voltar a vencer no futuro e estou confiante de que posso fazer isso", admitiu o australiano, enquanto via seu companheiro comemorar mais uma vitória em Suzuka. "É a primeira corrida que eu ganho duas vezes, então acho que acabo de me apaixonar por essa pista", brincou Vettel.

O vice-líder Alonso também gostou da sua terceira colocação em Suzuka. "Acho que temos de estar muito felizes com o resultado e esses 15 pontos. O circuito não era o melhor para nós e, em termos de performance, não estivemos no nosso melhor nível. Sabíamos que o terceiro lugar seria, talvez, a nossa posição máxima aqui, mas estamos convencidos de que essa pista foi a pior para nós entre os circuitos restantes para o fim do campeonato", disse o espanhol da Ferrari, que vinha de duas vitórias seguidas no campeonato.

O começo da corrida foi ruim para os pilotos brasileiros. Ainda na volta de apresentação, o carro da equipe Virgin quebrou, provocando um acidente que impediu a participação de Lucas di Grassi na prova. E na largada, Felipe Massa perdeu o controle de sua Ferrari ao passar pela grama e bateu, sendo obrigado a abandonar.

Além de Massa, outros três pilotos sofreram acidente logo na largada e foram obrigados a abandonar a prova: Vitantonio Liuzzi (Force India), Vitaly Petrov (Renault) e Nico Hulkenberg (Williams). Assim, o safety car entrou na pista. E as sete voltas iniciais do GP do Japão foram disputadas sob bandeira amarela.

Depois desse começo tumultuado, a corrida não teve grandes emoções. Diante do domínio da Red Bull, não houve disputa direta pela vitória. Vettel praticamente passeou pela pista, ao longo das 53 voltas do GP do Japão, enquanto Webber esteve quase sempre na sua cola. E Alonso não teve a terceira posição ameaçada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]