• Carregando...
Abel Braga faz várias mudanças no Internacional | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Abel Braga faz várias mudanças no Internacional| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Henrique se torna arma fora de casa

A tática defensiva de René Simões para atuar fora de casa faz de um jogador, que ficará no banco de reservas, peça fundamental contra o Paulista, hoje, em Jundiaí. O atacante Henrique Dias brilhou na única vez em que o 3–6–1 foi usado, contra o Marília, quando entrou no segundo tempo e fez os dois gols que deram a vitória ao Alviverde.

Agora, com o esquema oficializado para mais uma partida longe do Couto Pereira, Henrique está preparado para o papel de arma secreta novamente. Entretanto, o avante não quer se acomodar com a situação.

"Estou pronto para o que der e vier", assegurou. "Jamais vou me abalar por não ser titular. Vou trabalhar dobrado para conseguir recuperar meu lugar", disse.

Do banco, ele achou que diante do MAC a equipe montada por René estava acertadinha, mas com sua presença ganhou muito mais velocidade. "É isso que vou tentar fazer novamente se entrar no jogo. Tomara que ocorra a mesma coisa que aconteceu em Marília", afirmou o jogador.

No Paulista, a principal atração é a estréia do meia Marcel, ex-Paraná, que substitui o contundido Rodrigo Fabri. O atacante Roberto Santos também está fora por contusão e será substituído por Marcelo Toscano. Na lateral-direita, Marcos Aurélio ganha a vaga de Edmar. (RL)

O Coritiba não vencia fora de casa havia mais de dois meses até enfrentar o Marília, há duas semanas, no interior paulista, quando o técnico René Simões armou um esquema tático diferente, com três zagueiros e só um atacante, e conseguiu bater o adversário por 2 a 0.

O treinador gostou tanto da fórmula que vai repeti-la contra o Paulista, hoje, às 16 horas, em Jundiaí, mesmo após ter mudado a formação para vencer o Santa Cruz, também por 2 a 0, em Curitiba, na rodada passada.

O pouco usual sistema de jogo fez o treinador dizer que arriscou até seu emprego na partida frente ao MAC, mas como deu resultado deve ser a aposta para conseguir pontos distante da torcida.

"Não posso dar muitos detalhes sobre o esquema porque hoje você aperta um botão e tem as informações que deseja", esquivou-se o técnico, temendo que Waldemar Lemos, treinador do Galo da Japi, descubra detalhes. "O que posso dizer é que não deixaremos o adversário jogar, pois na casa deles vamos ser empurrados para a defesa e teremos de usar o que nos oferecem: as costas", afirmou.

Entretanto, apesar de haver situações pouco usuais na escalação – quatro laterais, sendo dois adaptados a outras funções – não há maiores segredos na escolha de René Simões.

Com o retorno do capitão Anderson Lima (após cumprir suspensão), o Coxa passará a ter um líbero definido na sobra dos zagueiros Henrique e Jéci.

Nas alas, Gilberto Flores e Fabinho têm liberdade para o apoio, mas não podem esquecer de marcar. Careca e o improvisado Douglas Silva são os responsáveis pela destruição da criatividade adversária no meio. Enquanto isso, Caíco pelo lado direito e Pedro Ken pelo esquerdo têm a função de alimentar e encostar no solitário Hugo na frente.

"Deu certo em um jogo, mas ainda é precoce para dizer que esse sistema já está totalmente assimilado. Aos poucos os jogadores estão entendendo", ponderou o treinador.

Se o Verdão vencer hoje e o líder Criciúma empatar com o São Caetano, no ABC paulista, pela primeira vez na Série B a equipe do Alto da Glória assumirá a ponta da tabela.

"Defendemos com praticamente todos os jogadores e exploramos o contra-ataque rápido. Não dá para ficar indo jogar fora de casa e partindo para cima dos adversários", receitou o meia Pedro Ken.

No banco, as novidades do Coritiba são o volante Veiga, de 35 anos, recém-contratado e que pela primeira vez está disponível, e o lateral-direito Ivo, recuperado da lesão no joelho direito que o afastou dos jogos por um mês.

Na TV: Paulista x Coritiba, às 16 h, na RPC TV

* * * * * *

Em JundiaíPaulista x Coritiba

PaulistaVictor; Marcos Aurélio, Dema, Diego Padilha e Jorginho Paulista; Jairo, Edimar, Marcel e Rui; Marcelo Toscano e Marcos Dener. Técnico: Waldemar Lemos.

CoritibaÉdson Bastos; Henrique, Anderson Lima e Jéci; Gilberto Flores, Careca, Douglas Silva, Caíco, Pedro Ken e Fabinho; Hugo. Técino: René Simões.

Estádio: Jaime Cintra. Horário: 16 horas. Árbitro: Manoel Paixão dos Santos (MS). Auxs.: Ezequiel Barbosa Alves e Ivanilton Bandeira da Silveira (MS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]