• Carregando...

O amistoso entre Corinthians e Flamengo, marcado para o dia 15 de setembro, em território palestino, pode marcar o retorno de Ronaldo. Recuperando-se de uma cirurgia na mão esquerda, fraturada no clássico contra o Palmeiras, no último dia 26, e também de uma lipoaspiração, o atacante voltará a trabalhar fisicamente na próxima semana, mas ficará à disposição do técnico Mano Menezes aproximadamente um mês depois. Salvo alguns contratempos, a data deve coincidir com o Jogo da Paz.

As cirurgias a que o Fenômeno foi submetido ocorreram na quarta-feira passada, dia 27 de julho. Segundo o departamento médico do Timão, o craque poderia voltar a treinar fisicamente dez dias depois, o que seria dia 8 de agosto, sábado. Só que o camisa 9 retomará suas atividades provavelmente na segunda-feira, dia 10. A partir daí, os preparadores físicos alvinegros vão trabalhar diretamente com o jogador. Porém, eles avisam que o prazo de retorno tem uma margem de erro, para cima e para baixo.

"O primeiro passo é a liberação médica. Em seguida, o Ronaldo volta a fazer bicicleta, musculação... Fisicamente, ele não deve perder tanto, o que deve perder mais é condição de campo. A partir do momento em que retomar as atividades, planejamos um mês para ele estar à disposição. Mas esse período pode cair para 25 dias ou até ser um pouco mais de 30", explicou o preparador físico Walmir Cruz.

Se tudo correr dentro do programado, Ronaldo poderia voltar, sim, a atuar no Jogo da Paz. Ou então dias antes, na partida contra o Coritiba, dia 12 de setembro, em Curitiba. O fato, porém, é que independentemente da sua condição física a presença do craque em território palestino é praticamente certa. Mesmo que seja simbólica.

"A presença dele será fundamental. Mesmo que não jogue, vai participar desse Jogo da Paz. Mas acredito que até lá ele já esteja em condições", completou Walmir Cruz.

No dia em que machucou a mão esquerda, no clássico contra o Palmeiras, Ronaldo chegou a uma sequência de sete jogos, algo que não acontecia desde a Copa do Mundo de 2006 (contando os amistosos de preparação e os jogos do Mundial). Só que a fratura o tirou de campo com 19 minutos de partida. Satisfeito com o rendimento do atacante nesse período, Cruz confia numa boa recuperação do craque.

"O planejamento que fizemos para o Ronaldo estava dentro do previsto, mas aí veio o acidente de percurso. Dessa vez, porém, ele não vai ter de começar do zero, como anteriormente, vai apenas retomar o condicionamento físico", finalizou o preparador.

Sem sua principal estrela, o Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h50, contra o Náutico, no estádio dos Aflitos, no Recife.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]