• Carregando...

Almanaque

Além de sair da zona de rebaixamento, o triunfo de ontem, sobre o Fluminense, igualou o retrospecto paranista contra o Tricolor das Laranjeiras. Agora são sete vitórias para cada lado, mais cinco empates. Nos gols, vantagem paranaense: 27 a 19.

Depois de quatro rodadas, o futebol paranaense volta a fechar uma jornada fora da zona de rebaixamento.

>> O craque - Vandinho

Jogando na ala-direita, participou dos três gols tricolores.

>> O bonde - Renato Gaúcho

Barrou Thiago Neves por não renovar o contrato e prejudicou seu time.

>> O guerreiro - Batista

Fez um golaço e mostrou que não pode ser reserva do Paraná.

O Paraná renasceu no Brasileiro, ontem, ao vencer o Fluminense por 3 a 1, na Vila Capanema, tendo oito alterações em relação à equipe que havia perdido para o Atlético uma semana antes.

Mais do que o resultado, o espírito apresentado pelo Tricolor renovou a esperança da torcida em ver o time não ser rebaixado à Segunda Divisão. Qualquer desarme, chutão para o alto ou carrinho no meio-de-campo era motivo para vibração de jogadores e torcida.

Tal espírito ficou claro, também, em um lance já próximo do apito final do árbitro Ricardo Marques Ribeiro. Aos 35 da etapa final, a equipe de Lori Sandri já vencia por 3 a 1, quando o jovem goleiro Gabriel fez uma grande defesa na cobrança de falta do xará lateral-direito do Flu e foi abraçado por quase todo o time paranista.

A união foi fundamental para uma virada no placar da partida e na competição. Nem mesmo a falha do camisa 1 tricolor, logo a 10 minutos de partida, no gol marcado por Somália, atrapalhou.

Na verdade, a reação começou bem antes do confronto com o Flu. Na sexta-feira, antes do coletivo, na Vila, o grupo se reuniu por aproximadamente 40 minutos e fez um pacto para não deixar o clima da faixa da degola tomar conta do ambiente.

"Vínhamos de dois jogos em que não demonstramos criatividade nenhuma. Decidirmos vir para o 'vai ou racha'", revelou o zagueiro Daniel Marques, uma das oito apostas de Lori.

Entre as demais novidades impostas pelo treinador, apareceram jogadores sem muita moral com os fãs. Porém jogadores como Adriano Bahia, Jefferson, João Paulo, Batista e Vandinho (o melhor em campo com um gol e mais duas assistências) foram importantíssimos.

Na arquibancada, embalados pela promoção "Torcer faz Bem" – um pacote de Sopão valia um ingresso –, os mais de 13 mil presentes cumpriram a promessa de apoiar a equipe sem restrições durante os 90 minutos.

A sinergia entre o público e o campo lembrou também o consenso definido pela diretoria no fim de semana. Com candidato à presidência escolhido para as eleições de novembro (Aurival Corrêia encabeça a chapa de situação), o anseio único no clube é seguir na Série A.

O triunfo valeu a subida de duas posições na tabela (de 18.º para 16.º) e a saída da zona de rebaixamento. O Paraná conseguiu a primeira das cinco vitórias necessárias como mandante para se livrar do risco de cair.

Entretanto, a vizinhança nas proximidades das últimas posições da tabela sugere que a raça exibida ontem prossiga nas dez rodadas que restam. Afinal, o Paraná está apenas um ponto e uma colocação à frente dos "poderosos" Atlético-MG e Corinthians.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]