• Carregando...
Vice na Superliga, Ricardinho figura na pré-lista do Brasil | Alexandre Arruda/ CBV
Vice na Superliga, Ricardinho figura na pré-lista do Brasil| Foto: Alexandre Arruda/ CBV

Linha do tempo

De altos a baixos, siga a trajetória do levantador Ricardinho na seleção brasileira:

1997 – Aos 21 anos, é convocado pela primeira vez para a seleção brasileira profissional. É campeão sul-americano, do Campeonato Mundial e da Copa dos Campeões.

2001 – Conquista a primeira Liga Mundial da carreira.

2002 – Campeão mundial.

2003 – Barra o veterano Maurício e assume a titularidade da seleção.

2004 – Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas.

2006 – Bicampeão mundial.

2007 – É eleito o melhor jogador da Liga Mundial. Logo depois, briga com o técnico Bernardinho e é cortado do Pan-Americano do Rio de Janeiro.

2010 – Integra uma pré-lista para a Liga Mundial, mas não é chamado na convocação final.

2012 – É pré-convocado para a Liga Mundial.

O técnico Bernardinho surpreendeu ao incluir o levantador Ricardinho na pré-lista de 25 jogadores convocados para a Liga Mundial de Vôlei, que servirá de preparação para a Olimpíada de Londres.

A pré-lista foi divulga­­da agora para cumprir exi­­gência da Federação In­­ternacional de Vôlei (FIVB), mas Ricardinho não tem presença garantida na seleção que disputará a Liga Mundial, a partir do dia 18 de maio, porque Bernardinho ainda fará cortes no grupo de inscritos – a tendência é que o treinador corte pelo menos dez jogadores.

Mesmo assim, a inclusão na pré-lista dá esperanças ao levantador, que já havia deixado claro sua intenção de retornar à seleção.

Campeão olímpico nos Jogos de Atenas, em 2004, Ricardinho está afastado da seleção brasileira desde 2007, quando foi cortado pouco antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio.

Na época, Bernardinho ale­­gou que o levantador, um dos líderes da equipe, tinha problemas de relacionamento com o grupo e com a comissão técnica, provocando desunião.

Após perder contato com treinador e demais jogadores, inclusive com declarações polêmicas via imprensa, o levantador ganhou nova chance na seleção em 2010, também em uma pré-lista para a Liga Mundial. Mas disse que não estava pronto para retornar, por estar voltando ao Brasil após sete tempo­radas na Itália.

A negativa quase fechou as portas de Ricardinho na seleção. A situação, contudo, mudou neste ano, quando ele brilhou nas quadras da Superliga.

Ricardinho não foi a única surpresa da pré-lista de convocados. O treinador chamou também William Ar­­jona e Maurício, destaques do Cruzeiro, que foi campeão da Superliga, além do atacante Lorena, outro grande nome do Vôlei Futuro.

Além disso, astros como Giba, Murilo, Rodrigão, Dante, Serginho, Gustavo, Lucão estão no grupo para a Liga Mundial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]