• Carregando...
Com muita paciência e frieza, Ricardo Maurício chegou ao ponto alto do pódio | Daniel Deverecki/Gazeta do Povo
Com muita paciência e frieza, Ricardo Maurício chegou ao ponto alto do pódio| Foto: Daniel Deverecki/Gazeta do Povo
  • No pódio, Ricardo Maurício comemora vitória na primeira prova da superfinal
  • Cacá Bueno chegou ao pódio em prova com alguns acidentes
  • Correndo em casa, Thiago Marques foi apenas o 15º colocado
  • O campeão olímpico Giba deu a bandeirada final no Autódromo de Pinhais

Em uma corrida inteligente, Ricardo Maurício venceu a primeira etapa da superfinal da Stock Car, disputada neste domingo (25), em Curitiba. O atual campeão fez uma excelente largada, algumas ótimas ultrapassagens, e depois apostou na paciência. Com os problemas dos rivais e algumas punições, além de um bom trabalho de sua equipe nos boxes, o piloto da RC assumiu a liderança da corrida.

A vitória de Ricardo Maurício reafirmou o equilíbrio da temporada 2009 da Stock Car. Ele foi o nono piloto diferente a vencer uma corrida neste ano, após nove etapas do campeonato. Paulo Salustiano, Valdeno Brito, Allam Khodair, Max Wilson, Marcos Gomes, Cacá Bueno, Daniel Serra e Thiago Camilo foram os outros vencedores na categoria.

Ricardo Sperafico, da RZ, apostou na mesma tática de Ricardo Maurício e chegou na segunda posição. Cacá Bueno, líder do campeonato, completou o pódio em terceiro, com o carro da RBR-WA Mattheis. Marcos Gomes, da Action Power, também na superfinal, foi o quarto, mas foi punido após a prova e caiu para 16º. Thiago Camilo herdou o posto. O piloto da Vogel fez uma excelente corrida de recuperação e ganhou 18 posições na corrida, terminando em quinto.

Ricardo Zonta, da RZ, que largou na pole position, caiu muito após a punição que recebeu, mas ainda conseguiu chegar em 14º e marcar dois pontinhos. Já Allam Khodair, da Full Time, que travou um grande duelo com o paranaense, teve de abandonar no fim, com problemas no carro.

A próxima corrida da superfinal da Stock Car será disputada em Brasília, no dia 8 de novembro, no anel externo do circuito. Cacá Bueno manteve a liderança do campeonato, com 251 pontos, seguido de perto por Ricardo Maurício, vencedor em Curitiba, com 243.

Disputa entre Zonta e Khodair muda rumo da corrida

A chuva esperada para a largada não veio e a corrida começou com pista seca em Curitiba. Ricardo Zonta, pole position, manteve a ponta na primeira curva, seguido por Allam Khodair, que superou Daniel Serra. Ricardo Maurício, atual campeão, que largou em 14º, se aproveitou das confusões na primeira curva e conseguiu a sexta posição.

Mais atrás, Thiago Camilo, que sofreu com problemas no motor durante todo o fim de semana, também fez uma excelente largada. O paulista da Vogel subiu da 22ª para a 13ª posição. Átila Abreu, da AMG, que andou muito pouco no treino classificatório, também cresceu muito na primeira volta. Ele avançou da última posição para o 14º lugar.

Logo na abertura da segunda volta, Valdeno Brito recebeu um toque de Marcos Gomes na entrada da primeira curva, a chicane do fim da reta, e acabou rodando. O paraibano acabou por abandonar a corrida na volta seguinte, com problemas em seu carro.

Ricardo Zonta mantinha a ponta na frente, com uma confortável vantagem sobre Khodair. Só que, na 14ª volta, o capô de Max Wilson - que estava danificado - voou na freada para a primeira curva do circuito e caiu no meio da pista. O safety car foi chamado à pista duas voltas depois, o que embolou de novo a classificação.

Os boxes foram abertos para os pit stops obrigatórios logo após a saída do safety car. Ricardo Zonta e Ricardo Maurício foram os primeiros a entrar. O atual campeão quase superou o líder da prova, mas na volta seguinte, após a parada de Allam Khodair, ele acabou superado pelo rival, que fez uma parada mais rápida nos boxes.

Na 34ª volta, Ricardo Zonta tentou a ultrapassagem sobre Allam Khodair, então líder da prova, na primeira curva do circuito. O paranaense freiou muito dentro da curva e acabou tocando o rival paulista na parte traseira do carro. Ele teve de usar a área de escape para continuar na prova, mas caiu para a quinta posição.

Quem se aproveitou do toque entre Zonta e Khodair foi Ricardo Maurício, atual campeão da categoria, que assumiu a segunda posição. Daniel Serra, que vinha em terceiro, teve seu pneu traseiro esquerdo estourado e foi superado por Cacá Bueno, seu companheiro na RBR-WA Mattheis. Ele teve de entrar nos boxes para trocar o pneu danificado e perdeu muitas posições. Mais atrás, Thiago Camilo continuava a avançar e já estava entre os dez primeiros colocados.

Zonta, que era o líder, acabou punido pela direção de prova por causa da manobra sobre Allam Khodair na chicane inicial do circuito. Ele teve de cumprir um drive through (passagem pelos boxes na velocidade limite) e caiu para a 19ª posição, fora da zona de pontuação.

A dez voltas do fim da corrida, Camilo era o sexto colocado e iniciou um ótimo duelo com Marcos Gomes. Na frente, Ricardo Maurício tinha uma confortável vantagem de quase três segundos. Em seguida, Allam Khodair, que vinha em terceiro, fez uma excelente ultrapassagem em cima de Cacá Bueno e assumiu a segunda posição.

Ricardo Sperafico também se aproveitou e subiu para o terceiro lugar, ao ultrapassar o líder do campeonato. Só que o abandono de Allam Khodair, a apenas três voltas do fim, recolocou Cacá Bueno no pódio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]