• Carregando...
Imagem dos pictogramas paralímpicos e olímpicos do Rio-2016 |
Imagem dos pictogramas paralímpicos e olímpicos do Rio-2016| Foto:

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Para­­límpicos de 2016 lançou oficialmente ontem, no Rio, os ícones gráficos, chamados de pictogramas, que identificam cada uma das modalidades que serão disputadas nos dois grandes eventos marcados para acontecer na cidade.

Originada do grego e do latim, a palavra pictograma significa "palavra pintada" e, nos Jogos do Rio, pela primeira vez todos os esportes olímpicos e paralímpicos serão identificados com estes ícones. Serão 64 ao total, sendo 41 da Olimpíada e 23 da Paralimpíada.

"Esse é um dos nossos diferenciais na história dos Jogos", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador do Rio/2016, durante o lançamento dos símbolos.

Desenvolvido pela equipe de designers da Dalton Maag, o conceito tipográfico dos pictogramas foi inspirado nas letras e números do logotipo oficial dos Jogos de 2016, que é baseado nas curvas do Rio. A fonte utilizada para os ícones gráficos representa elementos como o calçadão de Copacabana e a Pedra da Gávea.

"As letras são desenhadas com um único traço contínuo, num movimento ágil e fluído que sugere o movimento dos atletas", destacou o site oficial do Rio/2016. Os pictogramas são usados pelas sedes olímpicas desde 1964, em Tóquio.

A divulgação dos símbolos é uma das datas-chave do Comitê Organizador da Rio-2016. Amanhã, faltarão 1.000 dias para o início dos Jogos. A partir do próximo ano, a agenda de lançamentos passará a ficar mais intensa, com abertura do programa de voluntariado, de venda de ingressos e lançamento da mascote.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]