• Carregando...

O que está em jogo

A Alemanha, assim como Suíça e Áustria (anfitriões), são as únicas seleções já garantidas na fase final do torneio, que será em 2008.

Polônia – Mesmo de folga, tem chances de assegurar a classificação. No entanto, para isso precisa torcer por improváveis derrotas de Portugal para o Cazaquistão e da Sérvia diante do Azerbaijão.

Escócia – Também depende de outro resultado para conseguir antecipadamente a vaga. O time britânico joga contra a Geórgia, fora de casa, com a obrigação de aumentar a vantagem de três pontos que o separa da França, que recebe a Lituânia.

Inglaterra – Joga contra a Rússia em busca dos três pontos que lhe garante.

Croácia – Se a Inglaterra vencer a Rússia, o time croata se classifica para a fase final.

Grécia – Faz clássico contra a Turquia, fora de casa. Caso vença – e a Noruega não derrote a Bósnia-Herzegovina – fica com uma das vagas do Grupo C.

República Tcheca – Visita a Alemanha, que já está classificada. Uma vitória tcheca será suficiente para que as duas vagas da chave já sejam definidas. Apesar da rivalidade, pode ser um jogo de aparências.

Suécia – A seleção escandinava precisa de uma vitória diante da Irlanda do Norte para ser a primeira classificada do Grupo F.

Romênia – A equipe, que tirou a invencibilidade da Holanda na última rodada, classifica-se caso derrote Luxemburgo, e a Bulgária perca para a Albânia.

Moscou – Oito seleções podem garantir na rodada de hoje a classificação para a Eurocopa de 2008, que será disputada na Áustria e na Suíça. A situação mais confortável é da Croácia, que lidera o Grupo E, com 26 pontos, e não joga: garante sua vaga se a Inglaterra não perder para a Rússia, em Moscou.

Com 23 pontos, os ingleses precisam da vitória para despachar de vez os russos, que têm 18 pontos e ainda disputam mais duas partidas. O empate deixa a Inglaterra em situação tranqüila, mas não assegura a vaga – apenas dos croatas, que aproveitaram a folga para disputar um amistoso contra a Eslováquia, nesta terça com vitória por 3 a 0.

Em Munique, a classificada Alemanha, líder do Grupo D com 23 pontos, recebe a República Tcheca, que tem 20 e só precisa de uma vitória simples – que pode nem ser necessária, desde que a Irlanda, com 15 pontos e apenas mais duas partidas a disputar, não vença a frágil seleção do Chipre, em Dublin.

No Grupo F, a Suécia, que divide a liderança com a Espanha, ambas com 22 pontos, recebe a Irlanda do Norte, que tem 16 pontos e é sua principal ameaça à vaga. Se vencerem, os suecos avançam para a fase final da Eurocopa e facilitam a vida dos espanhóis, que estão de folga e fazem um amistoso, fora de casa, contra a Finlândia.

A Grécia, atual campeã do torneio, precisa de uma combinação de resultados para se classificar: líder do Grupo C, com 22 pontos, tem de bater a vice-líder Turquia, com 18 pontos, e torcer para que a Noruega, terceira, com 17, não vença a eliminada Bósnia, em Sarajevo. Devido à inimizade histórica entre turcos e gregos, o jogo de Istambul, no Estádio Ali Sami Yen, do Galatasaray, está cercado de cuidados especiais de segurança - em Atenas, a Turquia arrasou a Grécia por 4 a 1.

A Romênia, primeira do grupo G, com 23 pontos, precisa vencer o lanterna Luxemburgo fora de casa e torcer para que a Bulgária, em terceiro, com 18 pontos, não derrote a Albânia, também fora de casa – em segundo, com 20, a Holanda recebe a Eslovênia e tenta se reabilitar do tropeço diante dos romenos, no último sábado.

França e Portugal precisam vencer para manter as chances de classificação. No grupo A, Portugal visita a fraca equipe de Casaquistão e, se ganhar, se isola na vice-liderança – se perder, a Polônia (de folga) amealha a vaga. Felipão segue suspenso pela agressão ao lateral-esquerdo sérvio Ivica Dragutinovic durante duelo das Eliminatórias em setembro, e só volta ao banco para o jogo contra a Finlândia, em 21 de novembro.

Já sem depender só de si, a França recebe a Lituânia, em Nantes, e tem de ganhar para ultrapassar provisoriamente a Itália no segundo lugar – os italianos têm 23 pontos, um a mais que os franceses, e fazem amistoso contra a África do Sul. A líder Escócia, com 24 pontos, enfrenta a Geórgia, em Tbilisi, e se garante caso vença e os franceses tropecem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]