• Carregando...
Federer teve trabalho para vencer o tcheco Tomas Berdych | Reuters
Federer teve trabalho para vencer o tcheco Tomas Berdych| Foto: Reuters

Em uma partida para deixar seus fãs de cabelo em pé, Roger Federer flertou com a eliminação no Australian Open, mas saiu da Rod Laver Arena com uma vitória brilhante, de virada, sobre o tcheco Tomas Berdych, em 3h28m: 4/6, 6/7(4), 6/4, 6/4 e 6/2.

A suada vitória rende ao ex-número 1 do mundo uma vaga nas quartas-de-final do Grand Slam australiano. É o oitavo triunfo consecutivo de Federer sobre Berdych. A única vez que o tcheco levou a melhor em confrontos diretos foi nas Olimpíadas de Atenas, em 2004.

Federer também mantém uma impressionante série em Grand Slams. Desde Roland Garros/2004, ele sempre esteve entre os oito melhores dos torneios. Naquele ano, o então líder do ranking foi eliminado pelo brasileiro Gustavo Kuerten em Paris.

Nas quartas-de-final em Melbourne, Federer vai enfrentar o argentino Juan Martín Del Potro, que bateu o croata Mario Ancic por 5/7, 6/4, 6/4 e 6/2.

Começo apático

Berdych esteve melhor desde o começo e conseguiu uma quebra de saque logo no primeiro game. O tcheco venceu novo game no saque do suíço e rapidamente abriu 4/1. Federer devolveu uma das quebras, mas Berdych, que encaixou 78% de seus primeiros serviços, fechou a parcial em 6/4.

O ex-número 1 do mundo esboçou uma reação no começo da segunda parcial, quando abriu 2/0 após vencer oito pontos seguidos. A vantagem durou pouco, e Berdych devolveu a quebra no terceiro game. O placar se manteve equilibrado até o tie-break. Nos momentos decisivos do game de desempate, Berdych tomou a iniciativa e executou três bolas vencedoras seguidas para vencer o segundo set.

O terceiro set teve mais quebras. Federer teve a vantagem em duas oportunidades, mas perdeu seu game de serviço em ambas ocasiões. O sétimo game foi crucial. Berdych errou dois voleios fáceis e, com break point para Federer, executou um smash bisonho, mandando a bola no chão de sua própria quadra.

O game mudou o panorama da partida. Federer passou a jogar mais solto e fechou o terceiro set, para festa da torcida australiana. Berdych, por sua vez, cometia mais e mais erros não-forçados.

A maré continuou favorável ao suíço no quarto set. Após mandar uma bola aparentemente fora, Berdych pediu o replay, mas o vídeo não foi transmitido para os jogadores e a marcação de bola fora foi mantida. Nervoso, o tcheco errou um voleio no ponto seguinte e cedeu seu game de saque.

O game se mostrou decisivo, já que Federer aproveitou e manteve seu saque até o fim da parcial. Berdych ainda teve dois break points no décimo game, mas o ex-número 1 do mundo se salvou com dois saques vencedores.

O suíço vibrou muito com a vitória no quarto set e carregou a energia para a parcial decisiva. O tcheco já não mostrava a precisão dos dois primeiros sets e acabou virando presa fácil para Federer, que conseguiu duas quebras e abriu 4/0, vantagem definitiva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]