• Carregando...

Mesmo não jogando seu melhor futebol, o meia-atacante Ronaldinho Gáucho, do Barcelona, segue disparado como jogador com maior retorno de mídia no mundo, segundo um estudo feito na Universidade de Navarra, na Espanha.

O craque vale 12,3 vezes mais em retorno que a média dos 928 jogadores da Liga dos Campeões, objeto da análise. Porém, ele perdeu um pouco da vantagem em relação ao inglês Wayne Rooney, do Manchester United, que aparece como segundo colocado.

A maior surpresa do estudo foi o meia-atacante português Cristiano Ronaldo, também do Manchester United. Nos últimos seis meses, ele pulou de uma tímida 21ª colocação para a quinta.

O estudo aponta poucas mudanças também no que diz respeito aos clubes: o Real Madrid segue com maior retorno de mídia, seguido de Manchester United e Barcelona.

No futebol internacional, 1% das estrelas da mídia, representadas por 9 jogadores, gera 11% do valor produzido pelos 928 jogadores analisados. Além disso, os 10% superiores - ou 93 atletas - produzem 51% do total.

O grau de concentração é ainda maior se contarmos apenas o acompanhamento da imprensa. Neste caso, 1% dos jogadores gera 14,3% das notícias e os 10% superiores representam 58,8% do total das informações sobre futebol.

Por outro lado, o estudo destaca que os atacantes dão retorno na imprensa 5,9 vezes superior ao gerado pelos defensores. O número aumenta para 6,7 se só levamos em conta as informações publicadas na imprensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]