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Rubinho em ação no Autódromo de Pinhais: adaptação ao carro | Antonio More/ Gazeta do Povo
Rubinho em ação no Autódromo de Pinhais: adaptação ao carro| Foto: Antonio More/ Gazeta do Povo

O clima de ansiedade e expectativa dominou ontem o Autódromo Internacional de Curitiba. Tudo porque era a estreia de Rubens Barrichello, de 40 anos, na Stock Car, principal categoria automobilística brasileiro, após 19 anos, 326 corridas e um vice-campeonato mundial na Fórmula 1, além de passagem discreta pela Fórmula Indy.

O piloto veio à capital paranaense para iniciar a preparação para a corrida de domingo. Participará ainda de mais dois GPs, encerrando a temporada da modalidade: Brasília (DF), no dia 11 de novembro, e São Paulo (9/12), a chamada Corrida do Milhão, por causa do prêmio milionário dado ao vencedor.

Para o piloto, que estava competindo na Fórmula Indy, esse é o momento ideal para se entrosar com o carro e o restante da equipe. "A stock foi sempre um sonho antigo, então para mim está sendo uma novidade", avisou, indicando que seu futuro profissional será mesmo na categoria caso não surja um novo convite do exterior.

"Aquilo que eu pretendo para o ano que vem é competir ainda nos Estados Unidos, mas você nunca sabe o que o futuro te guarda. Então está sempre em aberto. Meu futuro está com certeza com um volante na mão. O resto tem que continuar trabalhando", ressaltou ele. O veterano, como anunciado anteriormente, vai usar o número 17 em seu carro, como forma de homenagear o ex-piloto Ingo Hoffman, dono de 12 títulos da categoria. Seu companheiro na equipe Medley/Full Time será Xandinho Negrão.

No treino simulado de 40 minutos que fez na pista ontem, Barrichello tentou se adaptar ao carro, bem diferente do que estava habituado na carreira. "Desde o fato de ter uma bolha por cima de mim, de não ver os pneus, de ter o câmbio nas mãos [a última vez que o piloto correu com câmbio manual foi em 1989]. É um carro mais pesado, a desaceleração é diferente também. Tem muitas coisas diferentes que eu estou tendo que me acostumar", disse o ex-ferrarista, que se não bastasse o "choque de realidade", foi ainda "cobaia" de um novo experimento na Stock: banco feito de fibra de carbono, projetado especialmente para os carros da categoria. Ele volta a pista de Pinhais nesta quinta-feira.

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Esportes | 2:39

Piloto faz os primeiros testes na categoria na capital paranaense e comenta as diferenças para os carros da Fórmula 1 e Indy.

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