Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Brasileiro

Rubro-Negro pedirá punição ao árbitro

Alberto Maculan acusa juiz carioca de complô pró-Flamengo: “Está armado, é sacanagem!”, dispara o dirigente atleticano

O Atlético só espera que Luís Antônio Silva Santos entregue a súmula da partida contra o Inter para entrar com uma representação na Confederação Brasileira de Futebol pedindo a punição do árbitro carioca. Graças a ele, o Rubro-Negro perdeu no sábado por 1 a 0, no Beira-Rio. Pior: com a vitória do Flamengo sobre o Goiás, o Furacão entrou ontem na zona de rebaixamento.

Mas para o clube, não foi apenas o pênalti marcado em Jonas – derrubado por Erandir a um metro da linha da grande área – que determinou a derrota. Foram também o excesso de cartões amarelos no início da partida, a expulsão discutível de Rodolpho e a vantagem negada a Pedro Oldoni, quando já nos descontos o atacante tinha tudo para empatar o jogo, mas o juiz parou o lance para marcar uma falta vencida.

"Vamos pedir a punição dele por incapacidade técnica", afirma Marcos Malucelli, advogado do clube.

Os erros foram enumerados pelo diretor de futebol Alberto Maculan ainda em Porto Alegre. Indignado, após a partida o dirigente levantou a possibilidade de um complô para ajudar o Fla a sair da zona de degola.

"Um árbitro desses tem de ser banido do futebol. Eu falei antes que a gente ia ser roubado. Vinha um arbitro carioca para roubar o Atlético. Está armado, é sacanagem!", esbravejou.

Luís Antônio Silva Santos é o mesmo árbitro que, no ano passado, registrou na súmula o arremesso de um copo plástico na Arena, na partida entre Atlético e Corinthians (1 a 2). Escreveu cerveja com "s" e o Rubro-Negro perdeu o mando de campo por três jogos. No Rio, Santos é mais conhecido por ser torcedor de carteirinha do time da Gávea.

"É declaradamente flamenguista. Nem sei o que falar, pois numa situação dessas o treinador é sempre punido e nada acontece com o árbitro. Mas ele deveria ser execrado do futebol", disse o técnico Ney Franco, que recentemente esteve trabalhando no próprio Flamengo.

Como o erro foi de fato (engano) e não de direito (desconhecimento da regra) o Rubro-Negro não pensa em pedir a anulação da partida. O árbitro, no entanto, antes mesmo da reclamação atleticana terá de se explicar a Comissão Nacional de Arbitragem. Hoje, na reunião da entidade, ele também receberá a notícia de que não apitará na próxima rodada e, provavelmente, passará algum tempo só nas séries B e C.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.