• Carregando...
O brasileiro Lucarelli para no bloqueio russo | FIVB/Divulgação
O brasileiro Lucarelli para no bloqueio russo| Foto: FIVB/Divulgação

Com uma atuação totalmente apagada, a seleção brasileira masculina de vôlei foi derrotada pela Rússia por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/19 e 25/19, ontem, em Mar del Plata, na Argentina, e fracassou na tentativa de conquistar a sua décima Liga Mundial. Os russos, que atropelaram nesta decisão, faturaram pela terceira vez a competição.

Maior campeão da história da liga e agora iniciando um novo ciclo olímpico com um time renovado, o Brasil não foi nem sombra da equipe que nesta fase final já havia sido derrotada pelos próprios russos, mas por 3 sets a 2, em um jogo equilibrado.

A derrota também foi o terceiro revés seguidos do time comandado por Bernardinho em decisões contra a Rússia, que também havia levado a melhor sobre os brasileiros na final olímpica dos Jogos de Londres, no ano passado, e na final da Liga Mundial de 2011.

O Brasil não ganha a Liga desde 2010, quando derrotou justamente a Rússia na final. Antes disso, os brasileiros levantaram a taça da competição em 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009. Os russos foram campeões anteriormente também em 2002, também superando os brasileiros na decisão.

O resultado de ontem serviu para Bernardinho acender um sinal de alerta que, segundo ele, vinha levantando há algum tempo: a nova geração ainda é prematura para ser comparada com o time que conquistou tudo que disputou nos últimos anos.

"Tem de ter calma com alguns jogadores, eles estão chegando agora. Criaram expectativa grande, mas é a primeira final de alguns e não renderam o que podiam render. É um processo de construção, eu peço um pouco de tranquilidade. São jogadores de potencial, mas longe ainda do ideal", afirmou o treinador.

Depois da prata em Londres, jogadores experientes como Ricardinho, Rodrigão, Escadinha e Giba deixaram a seleção. Na Liga Mundial, Murilo e Sidão também não atuaram por estarem se recuperando de cirurgia, o que abriu caminho para jogadores mais jovens, como Lucarelli, 21 anos, um dos destaques da equipe na competição. Na decisão, no entanto, sentiu a pressão e teve uma atuação bem abaixo de sua média no torneio.

"O Lucarelli fez uma competição espetacular, mas hoje (ontem) foi bem marcado. Só podemos agradecer a ele e todos os outros. A Rússia dominou por méritos, souberam nos marcar, não deu certo. Quando chegávamos perto, eles resolviam no saque", lamentou o técnico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]