• Carregando...
Ajuda pontual - Católico praticante, o técnico Antônio Lopes tem um trunfo antigo para se dar bem no Paranaense 2010: o relógio que não para. Há mais de 20 anos no pulso direito do treinador rubro-negro, os ponteiros da crença são uma espécie de talismã do Delegado. “Foi um presente da Dona Elza, em 1989. Ela comprou nos Emirados Árabes Unidos. Sempre uso, uma proteção. É minha fé. Quem não tem fé, pode pedir para morrer”, diz Lopes | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Ajuda pontual - Católico praticante, o técnico Antônio Lopes tem um trunfo antigo para se dar bem no Paranaense 2010: o relógio que não para. Há mais de 20 anos no pulso direito do treinador rubro-negro, os ponteiros da crença são uma espécie de talismã do Delegado. “Foi um presente da Dona Elza, em 1989. Ela comprou nos Emirados Árabes Unidos. Sempre uso, uma proteção. É minha fé. Quem não tem fé, pode pedir para morrer”, diz Lopes| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

A maior decepção de Joel Malucelli à frente da Futpar foi não ter conseguido unanimidade para reativar a Copa Sul–Minas. "No final das contas, ficamos reduzidos a aprovar a tabela do Paranaense e negociar com a televisão", disse o dirigente do Corinthians-PR. Ele passou o bastão do grupo para Luiz Linhares, do Engenheiro Beltrão, com a visão menos expansiva sobre o calendário.

Pitacos

De um dirigente ligado a um clube modesto do Estadual: "Só o (Mário Celso) Petraglia ou o Mauro Holzmann serviriam para presidir a Futpar". Do mesmo: "O Coritiba só se deu mal depois que deixou a entidade. Perderam apoio e todo mundo fez força contra".

Férias sagradas

O recurso do Coritiba no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deve ocorrer apenas depois do Carnaval, quando os nove julgadores do Pleno voltarem à ativa. A pauta é considerada das mais importantes no órgão, por isso estaria descartado o uso de auditores substitutos.

Correr atrás

Vilson Ribeiro de Andrade, novo mandatário do Coritiba, vai circular esta semana pela imprensa do Rio e São Paulo. A ideia é atenuar a pressão da opi­­nião pública contra o Coxa. A agenda inclui almoço, jantares e visitas a programas de tevê.

Quiabo e violência

O Cascavel fez um apurado perfil dos seus atletas. Tem de tudo. Até gostos pessoais. Quintino, zagueiro, adora o filme Jogos Mortais e frango com quiabo. Gilberto, volante, escolhe Prova de Fogo e lasanha de camarão. Felipe, também defensor, escolheu Gladiador e estrogonofe.

Meio período

Ocimar Bolicenho, diretor de futebol do Atlético, cumpre agora jornada dupla de tra­­ba­­lho. Pela manhã, o dirigente é fun­­cionário público no Tri­­bunal de Contas – e pede para não ser acionado para entre­­vistas. À tarde, assume as tarefas do Furacão.

Bastidores

A renovação de contrato do volante Dirceu desgastou bas­­tante o ex-diretor do Coxa, João Carlos Vialle. O jogador, cria do clube, teve um salto considerável na folha de paga­­mento – mes­­mo sendo ele ligado aos empresá­­rios da Mais Sports Brazil, os mes­­mos de Keirrison e Pedro Ken.

Delete

O Paraná pôs e depois tirou a lista da "transparência" com o nome de cada jogador e seus empresá­­rios. Mas o arrepen­­dimento vir­­tual não é inédito na Vila. Eros Mathoso, parcei­­ro tricolor, foi pio­­neiro na es­­tra­­tégia: sacou da sua página informações sobre seu laço com o auxiliar técnico Tico.

Detalhes

Tissot foi o responsável pela veiculação dos detalhes de cada jogador. Ele queria tam­­bém publicar o salário dos atle­­tas, mas foi orientado pelo departamento jurídico a não fazê-lo. O presidente Aquilino Ro­­mani deu a ordem final para a retirada da lista atleta-em­­presário. Mas Tissot promete recolocá-la no ar esta semana.

Defasado

Mas guardar segredo às vezes não chega a ser inteligente. O Atlético, por exemplo, foi "furado" pelo site da Fifa esta semana. A entidade máxima do fute­­bol deu em primeira mão (com declarações e tudo) a venda de Marcinho para o futebol árabe. Só depois, o Furacão divulgou a notícia.

2009 continua...

A Federação Paranaense de Futebol entrou em recesso no fim de 2009 sem resolver a pendência do Estadual infantil, paralisado pelo TJD na última rodada. Alguns clubes lamentaram a demora, pois sem agenda não tem como se organizar para as disputas nas categorias de base.

..."Adeus ano-novo"

O torneio infantil parou faltando a última rodada. Motivo: dúvidas em torno da idade de alguns atletas do PSTC, de Londrina. Atlético, Coritiba e também o time sob suspeita tinham chance de levantar a taça. Não há data para terminar o Estadual, nem para começar a edição 2010.

Nono

Com o supermando oficializado desde o início do Estadual, alguns clubes do interior falam em voz baixa que até cogitam a hipótese de optar pela desclassificação, caso esteja brigando pela oitava vaga (com todos os sete jogos fora de casa no octogonal).

Generalista

"Com a imprensa, sim, fui antipático e os tirei de dentro do CT, onde além de fazer fofocas ia ‘proteger’ jogador para falar bem deles… Não concordo em dar ‘jabᒠ(presentes) àqueles que só nos usam, exploram, não pagam nada pelo nosso espetáculo e ainda destrói o que temos de bom", Mário Celso Petraglia no site cap4ever.

* * * * *

O site

O goleiro João Rafael, de Moçambique, inventou a defesa suicida durante partida contra Benin, pela Copa Africana de Nações. É ousado, patético, mas funcionou. http://tinyurl.com/goleirosuicida

* * * * *

Entrevista

Borba Filho, olheiro.

O mercado sul-americano de jogadores é mal explorado?

Já foi. Agora, não. Há pelo menos três anos os clubes abriram os olhos para esse nicho do futebol.

É verdade que os jogadores da região recebem pouco?

O único que paga mais ou menos é a Argentina, mas também está em crise. Na Colômbia, por exemplo, time de Libertadores paga uns US$ 18 mil para um cara bom de bola. Os demais times de lá, na média, dão entre 5 e 8 mil dólares para um atleta de destaque. Mas estamos falando de América do Sul, pois o México põe dinheiro ‘pra burro’.

Se um clube brasileiro lhe pedir uma indicação hoje, você diz o quê?

Tenho para qualquer posição. Aliás, é bom dizer que não sou funcionário do Atlético. Só trago jogadores para o clube porque tenho um ótimo relacionamento com os dirigentes, porém não tenho laço algum. Se alguém tiver interesse, em cinco dias fecho tudo.

Como funciona o seu trabalho de olheiro?

Rapaz, tem de ver alguns jogos fracos. Faz parte da função. O Envigado, último colocado da Colômbia, todo ano revela jogador, põe na seleção... Veja, no ano passado indiquei para vários times o Jackson Martinez. Agora ele é artilheiro do Colombiano e atacante da seleção. Ninguém quis. Ouço muito torcedores. Eles não têm interesse por trás da indicação. E entendem da coisa.

Verdade que você trouxe o Jorge Fossati para o Internacional?

Conhecia-o do tempo que jogou no Coritiba. No Brasil era tal de Luxemburgo para cá; Muricy para lá. Além da loucura de pagar 700 paus, os caras trazem do massagista até o engraxate. Então, depois da conquista da LDU na Copa Sul-Americana, o ofereci para o Inter e deu tudo certo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]