• Carregando...

Menos desfalcado, o Santos fez valer seu conjunto e o alçapão da Vila Belmiro para vencer o desfigurado Corinthians por 2 a 0, em clássico válido pelo Campeonato Brasileiro, disputado neste domingo. Agora, o Peixe passa a somar 17 pontos e se mantém vivo na briga pelo título, enquanto o Timão, com apenas nove pontos, começa a despencar na tabela de classificação e a se aproximar perigosamente da zona de rebaixamento.

O Timão repetiu o mesmo defeito apresentado diante do Internacional, na última quinta-feira. O Alvinegro do Parque São Jorge não teve recurso para sair jogando a partir de sua defesa. Wendel, escolhido para atuar como líbero, não foi a melhor escolha do treinador Geninho para proteger a zaga. Sem qualidade técnica, o jogador passou o primeiro tempo errando passes ou fazendo faltas. Diante desse quadro, o Peixe, alterado na última hora pelo treinador Vanderlei Luxemburgo, com um esquema 3-6-1, tomou conta do território. Marcando bem os alas Eduardo Ratinho e Gustavo Nery, ficou fácil cercar e emperrar o Timão no campo de defesa. Praticamente, o Corinthians jogou dentro de sua área.

De tanto pressionar, o Peixe começou a exigir muito trabalho do goleiro Silvio Luiz, que chegou a evitar que o Santos fizesse o gol mais cedo, com defesas em chutes de Fabinho, aos cinco; Cléber Santana, aos nove; e Ávalos, aos 12 minutos do primeiro tempo.

Basicamente, o Timão apostou tudo na pontaria de Marcelinho Carioca e na velocidade de Nilmar. O Pé-de-Anjo não decepcionou, e chegou a exigir boa defesa de Fábio Costa em cobrança de escanteio. A outra chance do Corinthians ocorreu com Rafael Moura, aos 18, que aproveitou um buraco na defesa santista para cabecear e obrigar Fábio Costa a fazer outra grande intervenção. Nilmar até incomodou, mas não conseguiu uma jogada objetiva.

Aos 20 minutos, saiu o gol do Santos. Desta vez, a falha não foi da defesa do Timão, mas sim do goleiro Silvio Luiz. O grandalhão saiu mal logo após cobrança des escanteio cobrado por Rodrigo Tabata, não conseguiu interceptar a bola e o meia Cléber Santana escorou de cabeça para fazer 1 a 0.

No segunto tempo, o esquema de Geninho desmontou de uma vez por todas. Logo aos 11 minutos, o lateral Rubens Júnior, substituto de Gustavo Nery - voltou a sentir contusão nas costas -, foi expulso depois que o árbitro Alício Pena Júnior entendeu que o jogador esticou o braço esquerdo para matar uma bola, provocando a revolta do atleta corintiano.

Logo depois, aos 15 minutos, o juiz marcou um pênalti muito contestado pelos corintianos: Rodrigo Tiuí errou a bola, chutou a grama e caiu. De longe, o árbitro apitou a penalidade provocando nova revolta em campo. Dois minutos depois, no entanto, Silvio Luiz se redimiu da falha no primeiro gol e defendeu o chute forte de Cléber Santana.

Depois, o Timão até equilibrou o clássico, mas não teve forças para empatar, chegando poucas vezes na cara de Fábio Costa. O Santos passou a jogar no contra-ataque e começou a desperdiçar suas chances, uma delas aos 46 minutos, com Geílson, defendida por Silvio Luiz. Dois minutos depois, Tabata colocou ponto final no clássico, com um gol aos 48.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]