• Carregando...
Os jogadores do São Paulo descansam após o último treino antes da partida em Porto Alegre: clube paulista aposta na sua defesa para deter o ataque do Grêmio, o melhor do Brasileiro | Gaspar Nobrega/Vipcomm
Os jogadores do São Paulo descansam após o último treino antes da partida em Porto Alegre: clube paulista aposta na sua defesa para deter o ataque do Grêmio, o melhor do Brasileiro| Foto: Gaspar Nobrega/Vipcomm

Porto Alegre e São Paulo - Uma corrida de 100 metros, em que é necessário ser tão veloz e de passos tão decisivos que fica proibido olhar para os lados. É dessa maneira que o técnico do São Paulo, Ricardo Gomes, enxerga as cinco últimas rodadas do Brasileiro. A largada será hoje, às 21h50, contra o Grêmio, no Olímpico. Uma vitória colocará o atual tricampeão brasileiro na liderança, com três pontos de vantagem sobre o Palmeiras, que enfrenta o Fluminense, domingo, no Rio de Janeiro.

"Até agora não deu para identificar quem é o Usain Bolt desta corrida", brinca o técnico são-paulino. "Na verdade, não paro para pensar na lógica dos concorrentes diretos ao título. Temos de olhar para o adversário que está à nossa frente. Vamos nos focar só no Grêmio."

Os gaúchos têm a melhor campanha em casa de toda a competição. Ainda não perderam – têm 12 vitórias e quatro empates – e simplesmente 46 dos 58 gols marcados pelo ataque gremista, o melhor do Brasileiro, ocorreram no Olímpico. Retrospecto de intimidar visitante, mas que deixou difícil a situação da equipe porque ocorre o oposto fora do seu estádio: apenas uma vitória, 12 derrotas e quatro empates.

"Não dá para explicar, o Grêmio faz duas campanhas incríveis (dentro e fora de casa) só que bem distintas", espanta-se Ricardo Gomes.

O antídoto do São Paulo para o veneno gremista será a atenção total da melhor defesa da competição. Os paulistas sofreram apenas 34 gols no Brasileiro e Rogério Ceni e Bosco mantiveram suas metas intactas nos últimos dois jogos – vitória contra o Internacional e o Barueri, ambas por 1 a 0, no Morumbi.

Com chances remotas, o Grêmio promete manter a motivação para vencer o São Paulo, embora nos bastidores do clube fale-se apenas de 2010. Somente ontem circularam informações de que o técnico Paulo Autuori pode voltar para o Al-Rayyan, do Catar, enquanto o meia Tcheco e o atacante Maxi Lopez estariam negociando contratos com o Corinthians e um clube europeu, respectivamente.

"Meu foco é aqui, lugar por vitórias nesses jogos", afirmou Autuori, sem negar que recebeu propostas para mudar de clube no ano que vem. Maxi Lopez evitou o assunto dizendo que só passa pela sua cabeça a reta final do Brasileirão. Tcheco não falou com os repórteres, mas sabe-se que ele é contestado por parte da torcida do Grêmio e tem uma relação muito boa com o técnico Mano Menezes, do Corinthians, que quer montar um time experiente para a Libertadores.

Ao vivo

Grêmio x São Paulo, às 21h50, na RPC TV, Band e PFC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]