• Carregando...

São Paulo e Porto Alegre – Os jogadores e a comissão técnica do São Paulo evitam de todas as formas taxar de "final antecipada" o duelo contra o Grêmio, às 16 horas de hoje, no Estádio Olímpico. Para aliviar o peso sobre seus comandados, o treinador Muricy Ramalho insiste que todos os confrontos até o fim do Campeonato Brasileiro terão a mesma importância.

Mas a matemática prova: se voltar de Porto Alegre com os três pontos, o time do Morumbi dependeria de apenas quatro vitórias em seu estádio – contra Ponte Preta, Botafogo, Atlético e Cruzeiro – para se sagrar campeão (atingiria 57 pontos e não poderia ser alcançado por nenhum outro clube).

"Vai ser um grande jogo, porque os dois times atuam de formas parecidas: têm uma defesa sólida, marcam forte, mas sabem sair em velocidade para o ataque", prevê o técnico Muricy Ramalho, que há tempos elogia o rival gaúcho. "É um dos times que gosto de ver jogar: é bem armado e tem um treinador muito bom", comenta.

Os são-paulinos conhecem bem as qualidades do adversário, pois sofreram para derrotá-lo por 2 a 1, no primeiro turno. Mas entendem que a experiência em decisões pode pesar. "Estamos acostumados com pressão e jogos importantes. Nessas horas, nosso futebol aparece", opina o meia Souza.

Sem o lateral-direito Ilsinho, suspenso, o time perde muito a força ofensiva pelo lado direito. Improvisado no setor, o zagueiro André Dias volta ao time depois de 97 dias – livre da disputa judicial com o Goiás – e ganhou o apoio dos companheiros.

"Ele pode fazer um ótimo jogo. Perdemos a ofensividade do Ilsinho, mas os meias terão mais liberdade para atacar", comentou Souza. "Para mim é bom: ele está com todo o gás e só vou para o ataque na boa", brincou o lateral-esquerdo Júnior.

Vice-líder com 51 pontos, o Grêmio representa não apenas o seu próprio interesse, mas também o do Internacional, Santos e Paraná, times que dependem de uma vitória do time gaúcho para seguirem sonhando com o título.

A preocupação dos gremistas, no entanto, não tem nada de solidariedade aos outros clubes. "Queremos nos aproximar do primeiro lugar, mas também nos manter afastados de quem nos persegue", lembra o técnico Mano Menezes.

A idéia é bloquear os lançamentos de bolas aéreas para o ataque são-paulino e não fazer faltas perto da área para não ter de enfrentar as mortíferas cobranças de Rogério Ceni. E aproveitar a precisão dos lançamentos de Tcheco e Hugo para o atacante Rômulo e eventualmente para o lateral-direito Alessandro e o meia Ramón.

Na TV: Grêmio x São Paulo, às 16 horas, na Globo/ RPC (capital e litoral) e na RIC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]