• Carregando...
São Paulo estuda contratar Tiago Nunes, técnico do Athletico
São Paulo estuda contratar Tiago Nunes, técnico do Athletico| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O técnico Tiago Nunes, do Athletico, está na mira do São Paulo. O Tricolor paulista demitiu Cuca nesta quinta-feira (26), após o revés para o Goiás, por 1 a 0, pelo Brasileirão.

O treinador é visto com bons olhos nos bastidores do Morumbi. A ideia é contar com o atleticano para 2020. Até o final da temporada, o coordenador técnico Vágner Mancini comandaria a equipe no Brasileirão.

Tiago Nunes tem contrato até o final da atual temporada com o Furacão e já há conversa para mantê-lo no cargo. O treinador gaúcho foi campeão da Sul-Americana e da Copa do Brasil à frente do Rubro-Negro.

O que pode pesar para que Tiago deixe o comando do Furacão são os altos salários praticados pelo São Paulo. Cuca recebia na faixa de R$ 500 mil mensais.

Apesar do interesse são-paulino, o treinador do Rubro-Negro ainda não recebeu sondagens para deixar a Baixada.

Veja abaixo a análise sobre o momento de Nunes no Athletico:

Campeão da Sul-Americana em 2018 e da Copa do Brasil em 2019, o técnico Tiago Nunes está em alta no mercado da bola.

O nome do gaúcho de 39 anos certamente está em pauta em alguns dos maiores clubes do país que desejam contar com seu trabalho na próxima temporada. No entanto, Nunes já revelou desejo de permanecer no Athletico em 2020.

Permanência benéfica tanto para a carreira do vitorioso treinador, como para o projeto desenvolvido há anos pelo Furacão, cujos frutos começam a aparecer justamente sob o comando de Nunes, há 15 meses à frente do time principal rubro-negro.

Uma proposta oficial de renovação ainda não foi apresentada ao técnico, mas o próprio Nunes revelou que o acerto está bem encaminhado. “Eu não estou garantido na Libertadores, o Athletico está”, brincou, após o empate com o Vasco, no último domingo (22), sobre a vaga conquistada após o título da Copa do Brasil.

“Eu brinco, pois não sei se o presidente vai renovar comigo. Tenho contrato até dezembro e estou feliz em Curitiba. As coisas se encaminham para um desfecho tranquilo e feliz. No futebol, é difícil você ter continuidade e eu espero ter, a não ser que aconteça algo no meio do caminho, mas está tudo bem encaminhado”, completou.
Bom para o Furacão…

Ao recusar uma proposta do Atlético-MG em abril deste ano, Tiago Nunes recebeu uma valorização salarial no Athletico. Até então, o técnico tinha o menor salário dentre todos os treinadores da Série A. Mesmo assim, os rendimentos do treinador ainda estão bastante abaixo do patamar de técnicos do primeiro escalão nacional, que chegam a superar R$ 500 mil mensais.

Ou seja, em caso de uma saída de Nunes, o Furacão teria de aceitar pagar salários mais altos para algum “medalhão”, o que foge às políticas do clube; ou buscar novamente no mercado uma opção emergente como o próprio Nunes, com todos os riscos que uma aposta assim envolve. Nos últimos anos, nomes como Fabiano Soares, Eduardo Baptista e Cristóvão Borges não emplacaram.

Aliás, a alta rotatividade de técnicos na “Era Petraglia” (1995 a 2008 e 2012 até o momento) mostra a dificuldade de acertar no escolhido. Nunes é o 57.º treinador do período. Entre 2012 e 2015, por exemplo, o Furacão chegou a ter 13 treinadores diferentes.

Por fim, Nunes conhece o atual elenco, sabe das suas carências, tem o domínio do grupo de jogadores, demonstrando capacidade de fazer rodízio e manter o grupo motivado. Além disso, está totalmente integrado como coordenador das demais categorias do Athletico, lançando com frequência promessas da base no time principal e assimilando a filosofia do CT do Caju.
…Bom para Nunes

O treinador é unanimidade no Athletico, sendo alçado ao posto de maior técnico da história do clube por boa parte da torcida. Ou seja, na Arena da Baixada, Nunes tem estabilidade incomum no futebol brasileiro, tendo tranquilidade para trabalhar e certo lastro em caso de algum insucesso inesperado.

Caso fosse para um clube novo no país, enfrentaria a pressão de provar novamente seu valor em um novo centro. Por outro lado, caso aceitasse uma proposta do “mundo árabe” ou da China, por exemplo, correria o risco de ser esquecido em um mercado alternativo.

Em 2020, o técnico também chegaria mais cascudo à principal disputa do continente, a Libertadores. Para o ano que vem, o elenco pode ser fortalecer para almejar objetivos mais ambiciosos na competição. Atuações deste ano conta o Boca Juniors-ARG, na própria Libertadores, e contra o River Plate-ARG, na Recopa, demonstraram que isto é possível.

O treinador, no entanto, ainda busca melhor sintonia com o departamento de futebol liderado pelo ex-zagueiro Paulo André. Contratações como a do uruguaio Juanma Boselli, por exemplo, desagradaram ao treinador. O gringo acabou emprestado antes mesmo de jogar.

"Por mais essa taça"; veja o mini documentário sobre o título da Copa do Brasil

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]