• Carregando...

São competições distintas. Os momentos são diferentes. Mas os jogadores do São Paulo entendem que estão vingados. Depois de ser eliminado nas oitavas-de-final da Libertadores deste ano pelo Grêmio, o Tricolor paulista venceu o Tricolor gaúcho por 1 a 0, neste domingo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, e deixou o rival agonizando na luta para disputar o torneio sul-americano de 2008. O goleiro Rogério Ceni, cobrando o pênalti, foi o autor do gol.

Enquanto o São Paulo, o bicampeão brasileiro, que ganhou cinco vezes o título nacional, chegou aos 76 pontos e segue disparado na primeira colocação, o Grêmio está em situação delicada para garantir a vaga na Libertadores. Na sétima colocação, com 54 pontos, o time gaúcho precisa vencer as duas últimas partidas e ainda torcer por tropeços de Palmeiras, que tem um jogo a menos, Cruzeiro, Flamengo e Santos.

Na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece somente no dia 25 de novembro, por causa da paralisação para a disputa de dois jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, o São Paulo enfrenta o Botafogo, às 16h, no Morumbi. Já o Grêmio vai até Natal pegar o lanterna e eliminado América-RN.

Jogo estudado

A partida foi muita disputada no meio-campo. O São Paulo priorizou o toque de bola, enquanto o Grêmio preferiu marcar forte na defesa para explorar os contra-ataques. Sem conseguir furar o sistema defensivo do rival na troca de passes, o Tricolor paulista optou pelos cruzamentos na área. Tanto que aos 10 minutos, Aloísio, de cabeça, quase abriu o placar. Depois, cobrando falta, aos 12, foi a vez de Jorge Wagner levar perigo ao gol de Marcelo Grohe.

O Grêmio veio ao Morumbi para empatar. A prova é que a maior parte do tempo os 10 jogadores de linha atuaram entre o meio-campo e a defesa. Porém, nas jogadas de bola parada, o Tricolor gaúcho foi perigoso. Aos 24 minutos, após cobrança de escanteio, Diego Souza desviou de cabeça, e Marcel, de primeira, carimbou a trave do goleiro Rogério Ceni. O São Paulo devolveu na mesma moeda. Jorge Wagner cobrou escanteio, aos 28, André Dias cabeceou e Marcelo Grohe fez a defesa.

Sem conseguir furar o forte sistema defensivo gremista, o São Paulo passou a arriscar chutes de fora da área. No mais perigoso deles, aos 34, Hernanes bateu bem na bola, que raspou o travessão de Marcelo Grohe. Depois, Dagoberto, aos 45, fez o mesmo.

No segundo tempo, o atacante Dagoberto furou a retranca gremista logo aos cinco minutos, após brilhante jogada individual, com pedaladas, que foi parada com falta dentro da área do zagueiro Léo. Pênalti, que Rogério Ceni cobrou com perfeição e abriu o placar. Em desvantagem, o Grêmio finalmente resolveu sair para o jogo, que ficou aberto.

Aos 11, Jonas, de fora da área, exigiu grande defesa de Rogério Ceni. Em rápido contra-ataque, Júnior, em chute cruzado, levou perigo ao gol gremista. Depois, aos 16, Hernanes fez bela defesa e encheu o pé. Marcelo Grohe fez uma defesa sensacional. Melhor em campo, o São Paulo criou e desperdiçou chances para ampliar o placar. Aos 19, André Dias carimbou o travessão. Aos 20, Richarlyson, de cabeça, levou perigo.

Precisando do empate, o Grêmio tentou sair com tudo ao ataque. Mas faltou cacoete ofensivo para o time que só soube se defender enquanto o placar estava empatado. Sem pressa após ficar na frente do marcador, o São Paulo tocou bem a bola e continuou muito mais perto do segundo gol. Uma vitória merecida do Tricolor paulista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]