• Carregando...

Monte Carlo – De novo Michael Schumacher aprontou das suas. Desta vez foi nas ruas do Principado de Mônaco, ontem. Ao perceber que Fernando Alonso, da Renault, o superaria na luta pela pole position, decidiu simular um erro e deixar sua Ferrari atravessada na pista, na última curva do circuito, a La Rascasse, quando o cronômetro já havia zerado na sessão de classificação.

Era a última chance de Alonso e Kimi Raikkonen, da McLaren, para estabelecer um tempo melhor e assumir o primeiro lugar no grid, condição bastante favorável para vencer a corrida. Com a perda de todos os seus tempos imposta pelos comissários, por concluírem que agiu deliberadamente, para prejudicar os concorrentes, Schumacher largará em último.

As horas que antecederam a decisão dos comissários estão dentre as mais tumultuadas dos últimos tempos na Fórmula 1 – saiu somente por volta das 23 horas (local). A pole position da sétima etapa do Mundial ficou com Alonso, o líder do campeonato.

"Minha volta, quando Schumacher parou o carro na pista, era três décimos de segundo mais rápida que a sua. Com certeza a pole seria minha", afirmou o espanhol.

Schumacher não se pronunciou a respeito da punição, tampouco a Ferrari distribuiu comunicado à imprensa. Na entrevista coletiva depois do treino, quando o que havia era apenas a acusação, foi até ríspido ao defender-se. "Você acha isso. Posso te garantir que tenho milhares de torcedores que vêem o que se passou de outra forma", respondeu a um jornalista inglês que lhe pediu explicações pela "sua ação deliberada."

A grande maioria dos profissionais da Fórmula 1 condenou o comportamento de Schumacher. E seu histórico de atitudes antidesportivas foi amplamente lembrado, como as batidas provocadas por ele nas decisões dos títulos de 1994, com Damon Hill, na Austrália, e 1997, com Jacques Villeneuve, na Espanha.

As punições foram boas para Rubens Barrichello, da Honda, originalmente em sétimo, mas quinto no grid em razão das penas impostas a Schumacher e Fisichella. "Estou surpreso. Com a estratégia que escolhemos, não esperava estar tão adiante no grid. Dá para acreditar que terei uma boa corrida." Deu a entender estar com volume considerável de gasolina.

TV: GP de Mônaco, às 9 horas, na Globo/RPC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]