• Carregando...
Obina comemora um de seus três gols contra o Corinthians pelo Brasileiro, enquanto Ronaldo celebra o primeiro no retorno ao Brasil, pelo Paulista, sobre o Palmeiras | Ernesto Rodrigues/AE e Cesar Greco/Foto Arena
Obina comemora um de seus três gols contra o Corinthians pelo Brasileiro, enquanto Ronaldo celebra o primeiro no retorno ao Brasil, pelo Paulista, sobre o Palmeiras| Foto: Ernesto Rodrigues/AE e Cesar Greco/Foto Arena

Personagem

Ronaldo volta a palco de gol e lesão

Agência Estado

São Paulo - Corinthians e Palmeiras é um clássico que desperta lembranças opostas em Ronaldo. Foi no clássico que o camisa 9 fez seu primeiro pelo pelo Timão, aos 48 do segundo tempo do 1 a 1 de 8 de março, pelo Paulistão. E foi no mesmo clássico que, em 26 de julho, ele quebrou a mão esquerda durante a partida em que o Alvinegro levou 3 a 0 do maior rival. Hoje será o tira-teima para o Fenômeno. No mesmo palco dos dois jogos anteriores, o Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente.

"A vida dele não é muito normal, né? Eu espero que o Ronaldo volte com espírito do clássico do 1 a 1. No mínimo, aquela mesma importância da estreia, participando do jogo decisivamente", afirmou o técnico Mano Menezes.

Ronaldo não deu entrevistas na semana do clássico. Na sua última entrevista, porém, já falava da importância de derrotar o Palmeiras. "Vão rolar sensações diferentes lá. A minha primeira participação em Prudente foi com gol. Na segunda, quebrei a mão em alguns pedacinhos. Enfrentar o líder do campeonato será muito bom", disse Ronaldo, que já desistiu da meta de fechar a temporada com 30 gols. Ele fez 19 até aqui e espera usar as rodadas finais do Brasileiro para ganhar ritmo para 2010.

Personagem

Obina rejeita rótulo de herói

Das Agências

São Paulo - Obina marcou três gols em duas oportunidades neste Brasileiro. A mais recente, quinta-feira, no 4 a 0 sobre o Goiás, que devolveu ao Palmeiras a liderança do Brasileiro. A primeira, em julho, no 3 a 0 sobre o Corinthians, em Presidente Prudente.

Contra o mesmo adversário e no mesmo estádio do seu primeiro "hat-trick" pelo clube paulista, Obina é visto como peça chave para manter a liderança no Palestra Itália. Apesar da badalação, o atacante baiano procurou manter a humildade e evitar provocações ao rival.

"Tem de ter humildade, pés no chão e saber que existe um time qualificado do outro lado. Fomos bem contra o Goiás, e agora temos de respeitar o Corinthians. Eu não jogo sozinho e tenho companheiros para me ajudar. Não quero ser herói sozinho", comentou o baiano, sem apontar favorito para o clássico. "Acho que não (tem favorito). Continuo dizendo que clássicos são decididos em detalhes. Até porque o Corinthians vem se preparando muito para esse jogo".

Hoje, Obina terá novamente a companhia de Vágner Love, suspenso contra os goianos. Antes da partida diante do Goiás, o atacante que no Flamengo era comparado jocosamente a Eto’o contabilizava 68 dias sem balançar a rede.

São Paulo - Dois campeonatos estarão em jogo a partir das 16 horas, no Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente. Para o Palmeiras, um de fato, o Brasileiro, liderado pelo clube até o início da rodada. Para o Corinthians, um simbólico, livrar-se de incômodo jejum contra o maior rival. Ingredientes suficientes para manter a aura do maior clássico paulista.

O Palmeiras vai ao interior aliviado. A vitória sobre o Goiás, por 4 a 0, na quinta-feira, recolocou o time na primeira posição, interrompeu série de quatro jogos sem vitória. Mais que isso, mostrou-se forte diante do fantasma que mora ao lado do seu centro de treinamento.

Na quarta-feira, o São Paulo assumira a liderança, algo que poderia repetir ontem, contra o Barueri, em jogo encerrado após o fechamento desta edição. Repetir hoje, contra o Corin­­thians, a mesma resposta dada na quinta-feira ao crescimento tricolor é vital para a taça deste ano pular o muro na Barra Funda.

"Pode ser a arrancada para o título", definiu Muricy Ramalho, ganhador das três últimas edições do Brasileiro pelo São Paulo. "Mostramos no jogo contra o Goiás que a gente está bem vivo. Muita gente achou que estava morto, mas a gente está bem vivo. A gente perdia e o São Paulo também perdia, então tudo ficava na mesma. Mas desta última vez, com a vitória deles sobre um baita time como o do Inter, percebemos que era a hora de fazer nossa parte e vencer de qualquer jeito", explicou.

O campeonato do Corinthians não vale taça no armário, mas tem muito a ver com orgulho. São seis jogos desde derrotar o maior rival, desde um magro 1 a 0 em 2006. Para se ter uma ideia, Mano Menezes, que ganhou Série B, Paulista e Copa do Brasil, ainda não teve o gosto de vencer o Palmeiras. Quebrar esta escrita virou questão de honra para o treinador.

"É um dos jogos mais importantes, sim. A identidade do clube é o que o torcedor pensa. E ele pensa nisso (acabar com o tabu). Nós temos de fazer o possível para atender a essa expectativa", disse o treinador. "Acho importante vencer todos os grandes adversários e desde minha chegada aqui ainda não superamos o Palmeiras", lembrou.

Tanto Muricy quanto Mano têm problemas para escalar seus times. O palmeirense não terá Edmílson, que sentiu uma fisgada na coxa direita, sem Sandro Silva, seu reserva imediato, suspenso. Jumar jogará de volante.

Já o corintiano não terá Ales­­sandro, que passou por cirurgia na fase, e Marcelo Oliveira, com lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Com isso, Jucilei e Balbuena serão os alas contra o Palmeiras. No meio, Defederico e Dentinho disputam uma posição.

Ao vivo

Palmeiras x Corinthians, às 16 horas, na RPC TV e na Band.

* * * * *

Veja a ficha técnica do jogo Palmeiras X Corinthians

Em Presidente Prudente

Palmeiras

Marcos; Danilo, Maurício e Marcão; Figueroa, Souza, Jumar, Diego Souza e Armero; Vágner Love e Obina.

Técnico: Muricy Ramalho.

Corinthians

Felipe; Jucilei, Chicão, William e Balbuena; Diego, Elias, Edu e Defederico; Jorge Henrique e Ronaldo.

Técnico: Mano Menezes.

Estádio: Eduardo José Farah. Horário: 16 horas. Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR). Auxs.: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]