• Carregando...
Rubens Barrichello e o novo carro: o desejo é seguir competitivo na Fórmula Indy | Vanessa Carvalho/AFP
Rubens Barrichello e o novo carro: o desejo é seguir competitivo na Fórmula Indy| Foto: Vanessa Carvalho/AFP

Rubens Barrichello anunciou ontem que correrá na Indy em 2012. O piloto, de 39 anos, disputará a temporada pela KV Racing, equipe pela qual corre Tony Ka­­naan, seu amigo e principal incentivador da mudança para a categoria americana.

O piloto resolveu trocar a Fórmula 1 pela Indy após perder a vaga na Williams para o compatriota Bruno Senna. Sem um cockpit de ponta na principal categoria do automobilismo mundial, Barrichello foi convencido por Tony Kanaan de fazer testes na Indy. No fim de janeiro, foi convidado a dar algumas voltas "de brincadeira" e experimentar um Indy pela primeira vez.

A princípio, Barrichello evitava correr na categoria em virtude dos circuitos ovais – considera perigoso. No entanto, a "brincadeira" começou a ficar séria assim que o brasileiro deu as primeiras voltas no circuito de Sebring. Girando tempos tão competitivos quanto os dos pilotos da Indy em tempo integral, Barrichello se empolgou e aumentou em um dia seu planejamento inicial de treinos.

Deixou a Flórida com uma proposta para correr pela KV ao lado de Kanaan – o venezuelano E.J. Viso também é piloto da equipe – e a promessa de que o time iria tentar achar patrocinadores para viabilizar a transferência.

"[A Indy] vai ser uma continuação da minha carreira, o 20.º ano de alegria e uma nova experiência. Eu tive 19 anos maravilhosos na F1, mas não espero ter 19 anos na Indy porque vou precisar de uma muleta para sair do carro", disse.

No último fim de semana, Barrichello voltou aos EUA para nova bateria de testes, desta vez no circuito de Sonoma. Aplaudido pelos torcedores que acompanhavam os treinos, Barrichello voltou a mostrar um bom desempenho. No sábado, foi o sexto dentre os seis que treinaram, cerca de 1s5 mais lento do que Ryan Briscoe, o mais rápido. No domingo, terminou com o quarto melhor tempo, à frente inclusive de Kanaan. "Meus filhos são movidos a gasolina – ou melhor – etanol", brincou Ru­­binho, referindo-se ao combustível usado na Fór­­mula Indy graças ao investimento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e In­­ves­­timentos (Apex).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]