• Carregando...
Shogun não consegue vencer duas vezes seguidas desde 2009 | Divulgação/UFC
Shogun não consegue vencer duas vezes seguidas desde 2009| Foto: Divulgação/UFC
  • Curitibano tenta chave de calcanhar no sueco, que conseguiu sair da posição
Veja também

    O tempo não tem sido aliado de Maurício Shogun Rua no UFC. Na madrugada deste domingo (9), em Seattle, nos Estados Unidos, o lutador de 31 anos perdeu por decisão unânime para o sueco Alexander Gustafsson, que se tornou o desafiante oficial ao cinturão da categoria meio-pesada (até 93 kg).

    A sétima derrota da carreira do curitibano, diante de um adversário seis anos mais jovem, expôs, mais uma vez, a inconsistente forma do ex-campeão. Já faz três anos que Shogun não encaixa pelo menos duas vitórias em sequência no octógono.

    A última vez que o atleta revelado pela Chute Boxe conseguiu uma série positiva foi em 2009, com triunfos sobre os americanos Mark Coleman e Chuck Lidell, ambos membros do Hall da Fama do UFC. De lá para cá foram sete lutas – quatro derrotas. Um título conquistado. Um título perdido.

    "Sinto-me grande. O Shogun é uma lenda do esporte. Eu estava esperando por essa luta. Foi uma honra enfrentá-lo", disse Gustafsson.

    Apesar da derrota, o paranaense mostrou evolução no condicionamento físico, grande pecado de seus últimos combates. Também trouxe para o ringue sua agressividade natural, só que desta vez o jogo de chão foi o foco, com várias tentativas de finalização. Em uma delas, uma chave de calcanhar, teve sua principal oportunidade de acabar com a luta. Deixou escapar."Senti que ele não tinha a pegada, mas fiquei com medo [de ser finalizado], sim", admitiu o sueco, de 1,96 m.

    E a altura o oponente realmente fez diferença. Esguio e rápido, Gustafsson conseguiu controlar o duelo a partir do segundo round. Com joelhadas e chutes precisos, além de várias derrubadas (6 a 1 no quesito), pontuou mais para levar a vitória após três rounds e deixar o brasileiro ainda mais longe de uma nova chance de ser campeão. Ao todo, foram 72 golpes significantes para o europeu contra apenas 41 do paranaense.

    Domínio do campeão

    Na disputa do cinturão dos pesos leve (até 70 kg), o americano Benson Henderson se mostrou muito acima do compatriota Nate Diaz e venceu por decisão unânime depois de cinco rounds. Curiosamente, o campeão foi flagrado com um palito de dente na boca após o combate, abrindo discussão se ele também lutou com o ‘apetrecho’. Primeiro Henderson confirmou, dizendo ser um hábito ruim. Mas quando soube que poderia até ser punido pelo ato, voltou atrás. "Era brincadeira. Não fiz isso...", falou, sorrindo.

    Confira os resultados do UFC on Fox 5:

    Benson Henderson venceu Nate Diaz por decisão unânimeAlexander Gustafsson venceu Maurício Shogun Rua por decisão unânimeRory MacDonald venceu B.J. Penn por decisão unânimeMatt Brown venceu Mike Swick por nocaute no 2.º roundYves Edwards venceu Jeremy Stephens por nocaute no 1.º roundRaphael Assuncao vemceu Mike Easton por decisão unânimeRamsey Nijem venceu Joe Proctor via por decisão unânimeDaron Cruickshank def. Henry Martinez por nocaute no 1.º roundAbel Trujillo venceu Marcus LeVesseur por nocaute no 2.º roundDennis Siver venceu Nam Phan por decisão unânimeScott Jorgensen venceu John Albert por finalização no 1.º round

    0 COMENTÁRIO(S)
    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros

    Máximo de 700 caracteres [0]