• Carregando...

Ao longo da temporada, Fernando Alonso teve uma companheira fiel e inestimável rumo ao título: a sorte. O espanhol de 23 anos mostrou talento inegável, mas herdou duas vitórias e dois segundos lugares sem ter que fazer esforço ou ultrapassar ninguém.

A partir do GP da Espanha, em maio, a McLaren passou a ser o carro mais rápido, mas não mostrou confiabilidade. Raikkonen perdeu duas vitórias por falha mecânica (Europa e Alemanha), ambas herdadas por Alonso. O finlandês ainda teve de trocar de motor três vezes, o que lhe custou a perda de dez posições no gird de largada dos GPs da França, Inglaterra e Itália. Assim, ficou fora da briga pela vitória nessas três corridas.

Além disso, o colombiano Juan Pablo Montoya entregou de bandeja, por duas vezes (Turquia e Bélgica), o segundo lugar a Alonso. Sempre nas últimas voltas.

Ou seja, Alonso herdou oito pontos (duas vitórias e dois segundos lugares aos invés de dois segundos lugares e dois terceiros lugares, respectivamente). Raikkonen perdeu duas vitórias certas, ou seja, 20 pontos foram pelo ralo. Não fosse isso, o finlandês poderia ter chegado ao Brasil com uma vantagem de três pontos: 106 a 103. E o campeonato seria o mais emocionante dos últimos anos.

O retrospecto de Alonso e Raikkonen em 2005:

GP da Austrália (6/3)Alonso fez uma ótima corrida, mas acabou em terceiro (Vencida por por seu companheiro de equipr, o italiano Giancarlo Fisichella)Kimi Raikkonen terminou em oitavo, depois de largar em décimo lugarAlonso: 6, Raikkonen: 1

GP da Malásia (20/3)Alonso fez a pole e venceu, assumindo liderança do Mundial, com 16 pontosRaikkonen acabou em nono. Poderia ter ficado na quarta colocação, mas teve problemas com o penus traseiro direitoAlonso: 16, Raikkonen: 1

GP de Bahrein (3/4)Alonso consegue a pole e a segunda vitória no anoRaikkonen, que largou na décima posição, chegou em terceiroAlonso: 26, Raikkonen: 7

GP de San Marino (24/4)Alonso saiu em segundo lugar e venceu pela terceira vez seguidaRaikkonen fez a pole, mas abandonouAlonso: 36, Raikkonen: 7

GP de Barcelona (8/5)Alonso largou em terceiro e terminou na segunda posiçãoRaikkonen saiu na pole e obteve sua primeira vitória na temporadaMontoya rodou no início, tinha chances de ir ao pódio, mas um erro na colocação de combustível tirou a chance do colombiano marcar mais pontos. Ele acabou em sétimoAlonso: 44, Raikkonen: 17

GP de Monte Carlo (22/5)Alonso teve problemas nos pneus e chegou em quarto lugar, depois de largar em segundoRaikkonen vence, após sair na pole positionAlonso: 49, Raikkonen: 27

GP da Europa (29/5)Alonso herda a quarta vitória na temporadaRaikkonen, que liderava a prova, sofreu um acidente que danificou partes do carro e pneus dianteiro. A McLaren decidiu seguir em frente até que, na última volta, a suspensão não agüentou e Raikkonen deixou a corrida sem marcar pontosAlonso: 59 (57), Raikkonen: 27 (37)

GP do Canadá (12/6)Alonso bateu na proteção de pneus com a roda traseira direita e deixou a corrida. Foi a primeira corrida do ano em que o espanhol não pontuou.Raikkonen Venceu, depois de sair em sétimo no gridAlonso: 59 (57), Raikkonen: 37 (47)

GP dos Estados Unidos (19/6)Problemas da fornecedora de pneus fizeram com nem Raikkonen nem Alonso entrassem na pistaAlonso: 59 (57), Raikkonen: 37 (47)

GP da França (3/7)Alonso saiu na pole e venceu de ponta a pontaRaikkonen fez o terceiro melhor tempo nos treinos, mas trocou de motor e saiu em 13º. Acabou em segundo lugar.Alonso: 69 (67), Raikkonen: 45 (55)

GP da Inglaterra (10/7)Alonso saiu na pole mas terminou em segundo. Montoya venceu.Raikkonen, mais uma vez, trocou de motor no treino e perdeu dez posições no grid, largando em 12º. Terminou em terceiroAlonso: 77 (75), Raikkonen: 51 (61)

GP da Alemanha (24/7)Mais uma vitória herdada por Alonso, que saiu em terceiro no grid. Foi seu sexto triunfo na temporada.Raikkonen fez a pole e liderava com folga quando seu carro parou por problemas hidráulicos. O finlandês foi um dos dois únicos pilotos a abandonar a prova. Mark Webber, da Williams, foi o outro.Alonso: 87 (83), Raikkonen: 51 (71)

GP da Hungria (31/7)A sorte abandona Alonso, pelo menos uma vez. Ele largou em sexto e acabou num modesto 11º lugar.Raikkonen, que saiu em quarto, ganhou a provaAlonso; 87 (83), Raikkonen: 61 (81)

GP da Turquia (21/8)Alonso corria para chegar ao pódio e estava em terceiro até a penúltima volta, mas herdou o segundo lugar quando o colombiano Juan Pablo Montoya, companheiro de equipe de Raikkonen, errou uma curva.Raikkonen fez a pole e ganhou a corridaAlonso; 95 (89), Raikkonen: 71 (91)

GP da Itália (4/9)Alonso saiu um segundo e chegou segundoMais uma vez, Raikkonen levou azar nos treinos. Fez o melhor tempo, mas trocou o motor e largou em 11º. Numa corrida de recuperação, chegou em quarto, mas perdeu terreno em relação a Alonso. Montoya venceu.Alonso: 103 (97), Raikkonen: 76 (96)

GP da Bélgica (11/9)Alonso largou em quarto e estava satisfeito com o terceiro lugar, mas herdou a segunda posição quando, a três voltas do fim, Montoya bateu no brasileiro Antonio Pizzonia, da Williams, e abandonou.Raikkonen saiu em segundo e ganhou a prova, mas viu a diferença cair apenas dois pontosAlonso: 111 (103), Raikkonen: 86 (106)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]