• Carregando...
Fernando Alonso, da Renault, fez o melhor tempo no treino livre de ontem | Dani Cardona/Reuters
Fernando Alonso, da Renault, fez o melhor tempo no treino livre de ontem| Foto: Dani Cardona/Reuters

Empresários já articulam as mudanças da temporada 2010

Enquanto os pilotos se preparam para o treino de classificação do GP da Europa, hoje, em Valência, seus empresários vão estar bastante ocupados. Ontem, nos intervalos dos treinos livres da prova disputada no circuito espanhol, sob calor intenso, muitos já mantiveram importantes contatos visando definir o futuro de seus pilotos. Sinal de que o mercado da Fórmula 1 está aquecido.

Leia a matéria completa

Valência - Normalmente, um ano fora da Fórmula 1 já costuma afastar de vez um piloto da competição. Dez anos, então, é fim de carreira na certa. Mas ontem a Ferrari, o time de maior sucesso na história da categoria, teve a estreia de um piloto que não disputa uma corrida há dez anos. Escolhido como substituto do brasileiro Felipe Massa, o italiano Luca Badoer sofreu nos treinos livres do GP da Europa, em Valência, na Espanha.

Aos 38 anos, Badoer é piloto de testes da Ferrari desde 99 – antes disso, disputou algumas corridas de Fórmula 1 por outras equipes. Escalado para o GP da Europa, ele registrou 1min42s017 na melhor das suas 62 voltas nos treinos, tempo superior apenas ao do espanhol Jaime Alguersuari, que tem apenas 19 anos e acabou de es­­trear na Toro Rosso (1min42s089).

"Não piloto há oito meses, não conheço o carro, tampouco a pista e a minha diferença para Kimi Raikkonen não representa o fim do mundo", defendeu-se Badoer, citando o outro piloto da Ferrari – o finlandês obteve o 11.º tempo do dia, com 1min40s739. Mas não foi só o tempo ruim que fez o italiano sofrer. Ele quebrou o recorde de vezes que desrespeitou o limite de velocidade de 60 km/h nos boxes do circuito de rua de Valência: quatro, o que lhe rendeu um advertência e o total de 5.400 euros em multas.

"Eu apertava o botão do limitador de velocidade muito perto da faixa na entrada do box e o carro não reduzia como pensava", explicou Badoer, que finalmente realiza o sonho de disputar um GP pela Ferrari. "Foi difícil como eu pensava", afirmou o veterano piloto italiano, sempre muito sereno. "Usei o dia para conhecer o modelo F60 e o traçado. Hoje (quando acontece o treino de classificação), posso me dedicar a ajustar o carro para o meu estilo."

Primeira opção da Ferrari para substituir Massa– desistiu por problemas físicos –, o alemão Michael Schumacher foi ao circuito de Valência para apoiar Badoer, de quem é amigo.

Outro novato que disputa o GP da Europa é o francês Romain Grosjean, que deixou a GP2 para substituir o brasileiro Nelsinho Piquet na Renault. Ele ficou com o 13.º tempo dos treinos livres, ao fazer 1min40s787.

Ao vivo

Treino livre GP da Europa, às 9 horas, na RPC TV

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]