• Carregando...
 |
| Foto:

Coadjuvantes?

Apesar do favoritismo de Los Angeles Lakers e Miami Heat, outras equipes prometem dar trabalho. No Leste, Atlanta Hawks e Indiana Pacers esperam repetir o bom desempenho do ano passado. Na pré-temporada, aquecimento para a competição, Toronto Raptors e Philadelphia 76’ers tiveram as me­­lhores campanhas: 6 vitórias e 1 derrota. No lado do Oeste, Okla­­homa City Thunder e San Antonio fizeram bonito em 2011 e têm elenco para repetir a dose. Na pré-temporada, o Minnesota Timberwolves (5v, 2d), o Golden State Warriors (6v, 2 d) e o Houston Rockets (5v, 2 d) se destacaram.

4.º nome

New Jersey perdeu sua franquia na NBA depois de 34 anos. O time atravessou a ponte e estreia nesta temporada como Brooklyn Nets. É o quarto nome diferente do time, que começou sua trajetória na liga norte-americana de basquete como New Jersey Americans (67/68), passou para New York Nets (68/77) e depois New Jersey Nets (77/11). A equipe, que agora defende o tradicional bairro nova-iorquino, foi vice-campeã em 2002 e 2003. Deron Williams é seu principal astro, ao lado de Brook Lopez e Joe Johnson, contratado do Atlanta Hawks.

Pense na soberania que Real Madrid e Barcelona exercem no futebol espanhol. Agora transfira esse panorama para a maior liga de basquete do planeta. A temporada 2012/2013 da NBA começa hoje e, a exemplo do que ocorre na terra dos atuais campeões mundiais de futebol, dois supertimes tendem a concentrar os holofotes da disputa.

Miami Heat, do Leste dos EUA, e Los Angeles Lakers, do Oeste, prometem dominar suas respectivas conferências e, desde já, são apontados como os prováveis finalistas do campeonato. Não é difícil explicar tal projeção.

Atual campeão, o Heat conta atualmente com o "Lio­­nel Messi" da NBA: LeBron James. O ala, na temporada passada, finalmente conquistou seu primeiro título da liga. Com menos pressão sobre os ombros, poderá ser ainda mais decisivo para a equipe da Flórida.

"Quero continuar bem e ser o melhor de todos os tempos", declarou o confiante James, já três vezes eleito o jogador mais valioso da liga. Em busca do bicampeonato, o time continua com outros dois astros – Dwyane Wade e Chris Bosh – e ainda ganhou o reforço do veterano Ray Allen, jogador com o maior número de cestas de três pontos na história da NBA.

Para bater "Messi e companhia", surge um time de galácticos bem ao estilo madrilenho. É o que fez o Los Angeles Lakers. Kobe Bryant continua sendo a principal estrela. No entanto, a franquia contratou um autêntico camisa 10, o armador Steve Nash, além do pivô Dwight Howard. O grandalhão de 2,11 m, eleito o me­­lhor defensor do campeo­­nato por três vezes, formará com o espanhol Paul Gasol o garrafão mais poderoso da competição.

Durante a pré-temporada, o Lakers perdeu todos os oito jogos que disputou. Po­­rém, em apenas um reuniu todos os titulares. "Eu sei que todos querem resultados logo, mas o importante para nós é ganhar lá em junho [mês das finais da NBA]", amenizou Howard.

Com tantos craques nas equipes, fica difícil imaginar o título longe das mãos de um dos dois times. "Neste início de campeonato, não tem como não pensar dessa forma. Uma contusão pode mudar o cenário, eu também tenho dúvidas sobre a qualidade do banco do Lakers, mas os dois times são mesmo os favoritos", comenta Everaldo Marques, narrador da NBA nos canais ESPN.

Os próprios dirigentes das franquias seguem o mesmo raciocínio. Pesquisa realizada com os gerentes gerais das 30 equipes que disputam a liga apontou que 93,3% acreditam na conquista de Heat ou Lakers. Prova de que, nesta temporada, evitar a bipo­­la­­rização será uma missão ingrata.

Ao vivoMiami Heat x Boston Celtics, às 22 horas, no Space.

Clique aqui e confira o infográfico em tamanho maior

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]