• Carregando...

O Supercampeonato, implantado para a atual temporada da Stock Car, foi aprovado, mas o tapetão deu uma ajudinha. O sistema que a partir das últimas quatro provas só mantém os dez primeiros do período anterior com chances de disputar o título reservou para a última etapa de 2006 emoção redobrada. Hoje, em Interlagos, às 11 horas, seis pilotos largarão com chances de levantar a taça: Cacá Bueno (249 pontos), Hoover Orsi (248), Giuliano Losacco e Felipe Maluhy (244), Thiago Camilo (237 pontos) e Antônio Jorge Neto (231).

Nada, contudo, seria tão acirrado sem o dedo dos fiscais da Confederação Brasileira de Automobilismo e dos juízes da Comissão Disciplinar. Em decisões discutíveis, a CBA deixou o líder Cacá Bueno com boa chance de repetir os últimos anos, quando liderou quase toda a temporada, mas perdeu o título nas últimas corridas.

O carioca, que na pista terminou a penúltima prova em 8.º, perdeu 20 segundos e caiu para 12.ª colocação por um suposta atitude antidesportiva (bloquear a passagem de Giuliano Lossaco). Como Thiago Camilo, também punido, teve seu recurso acatado na quinta-feira e retornou à 5.ª colocação em Jacarepaguá, Cacá, perdeu ainda mais uma posição e parou na 13.ª.

Resumindo: no fim da penúltima corrida o líder tinha seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado geral, Orsi; hoje, na largada da última, terá apenas um.

Cacá tentou evitar o assunto nos últimos dias, mas a sua declaração sobre a punição ainda ecoa nos corredores da CBA: "Me sinto envergonhado por fazer parte de um evento no qual acontece uma manobra política como essa".

Já Camilo, que havia sido punido com a perda de 12 pontos, voltou para a 5.ª colocação em que havia terminado a corrida e também à disputa do campeonato.

"Tudo o que aconteceu foi muito estressante, mas no fim a justiça prevaleceu e vou com tudo para a última etapa", afirmou o piloto. Para ser campeão ele conta com nova reviravolta: precisa vencer e torcer para que os quatro pilotos à sua frente ficam abaixo do 5.º.

Situação bem mais fácil é a de Hoover Orsi. A um ponto do líder, para o sul-matogrossense basta vencer. "Mas não me sinto pressionado. Estou tratando essa corrida como outra qualquer do calendário, não estou me sentindo nem mais nervoso e nem mais pressionado", garante Orsi.

Pela rivalidade, contudo, as atenções estarão voltadas para o piloto Giuliano Lossaco, atual terceiro na tabela. No ano passado, em uma recuperação espetacular, foi na última prova que ele virou o campeonato contra Cacá e conquistou o bi.

"Vai ser uma briga boa. Vou tentar largar o mais na frente possível para ter mais chances de vencer. Daí, acho que fico com o título pelos critérios de desempate", diz.

Na TV: Stock Car, às 11 horas, na Globo/ RPC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]