• Carregando...
Suárez não joga pelo Uruguai desde a morda na Copa de 2014. | JOSE JORDAN/AFP
Suárez não joga pelo Uruguai desde a morda na Copa de 2014.| Foto: JOSE JORDAN/AFP

O técnico da seleção uruguaia, Oscar Tabárez, comemora o retorno do atacante Luis Suárez à equipe justamente na partida contra o Brasil, dia 25 de março, pelas Eliminatórias da Copa de 2018. O atacante do Barcelona, de 29 anos, ficou fora das últimas nove partidas oficiais da Celeste devido à mordida no zagueiro italiano Chiellini durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Por conta da suspensão, que Tabárez considera “injusta e excessiva”, Suárez ficou fora da Copa América, ano passado, no Chile, e das primeiras quatro rodadas das eliminatórias.

“Estávamos esperando esse momento há muito tempo, mas chegou a hora de ele voltar”, comemora o Maestro, como é conhecido o treinador, que está no cargo desde 2006.

“Suárez é importante pelo que faz dentro de campo, pelos gols que faz, mas também pela forma com a qual supera as dificuldades. É um grande aporte para a equipe”, analisa o treinador de 68 anos, que vê com bons olhos a grande fase do atacante com o Barcelona.

“Os jogadores evoluem. Na medida que o tempo passa, ele aproveita as circunstâncias, e todo mundo sabe que ele tem um enorme potencial, que poderia até ser mais explorado. Para mim, não é uma surpresa, cada vez que Suárez jogava com a seleção, ele sempre trazia coisas que conquistou com seus clubes”, opina.

Desfalques defensivos

O Uruguai vem fazendo uma campanha surpreendente nas eliminatórias, ocupando a vice-liderança, com três vitórias em quatro rodadas, somando nove pontos, dois de vantagem sobre o Brasil, que é o terceiro colocado.

A equipe venceu os dois primeiros jogos mesmo sem poder contar com sua dupla estelar de atacantes: além de Suárez, Edison Cavani, do Paris Saint-Germain, também teve que cumprir suspensão, pela expulsão polêmica por ter reagido à ‘dedada’ do chileno Jara durante a Copa América.

Para as partidas contra o Brasil, no dia 25 de março, na Arena Pernambuco, e o Peru, no dia 29, no estádio Centenário de Montevidéu, Tabárez pode contar com força máxima no ataque, mas precisa lidar com vários desfalques no setor defensivo.

O capitão Diego Godín, do Atlético de Madri, Álvaro Pereira (ex-São Paulo, hoje no Getafe) e Martín Cáceres, da Juventus, estão lesionados, levando a imprensa local a cogitar o retorno de Diego Lugano.

De volta ao São Paulo, onde é ídolo, o ex-capitão da Celeste conhece bem o futebol brasileiro, mas seu rendimento vem caindo drasticamente nos últimos anos, e ele sequer foi convocado para a última Copa América.

Tabárez, porém, preferiu não citar nomes que poderia suprir os desfalques na retaguarda. “Existem alternativas em todas as posições, e estamos acompanhando muitos jogadores, não apenas aqueles que foram convocados nos últimos anos”, explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]