• Carregando...

Torcedores de Atlético, Coritiba e Paraná podem estar prestes a testemunhar um momento histórico. Duas visitas cordiais solicitadas pelo Rubro-Negro às diretorias dos coirmãos na terça-feira podem significar o início de uma união inédita. O estreitamento de relações poderá, segundo avaliação dos dirigentes, levar o futebol do estado a um nível de representatividade e respeitabilidade nunca vistos.

Depois de anos de rivalidade que extrapolou os gramados e foi sentida em cheio nos bastidores das três equipes, o trio de ferro está voltando. "Foi um encontro histórico", resumiu o presidente do Conselho Administrativo do Furacão, Marcos Malucelli, que esteve nos rivais acompanhado de Gláucio Geara, presidente do Deliberativo. "Nós temos que ir para a ‘porrada’ juntos. Assim seremos mais ouvidos e respeitados", disparou o vice-presidente coxa, Marcos Hauer. "Estamos abertos a toda ideia que venha a fortalecer o futebol do nosso estado", concluiu Aurival Correia, presidente do Paraná.

Os dirigentes afinaram o discurso e deixaram claro que o futuro apresenta um panorama animador. "Foi uma conversa interessante. Falamos de futebol e da importância de nos fortalecermos. Hoje não temos força no cenário nacional, pois perdemos espaço para os cariocas, paulistas, mineiros, gaúchos e até para os nordestinos, que não têm muitos representantes na elite do futebol. Temos que mudar isso", disse Malucelli.

De acordo com Hauer, a rivalidade que existia nos bastidores só fez mal aos clubes paranaenses. "Era burrice demais", disse. "No futebol carioca, por exemplo, eles se digladiam em campo, mas, nos bastidores, as articulações são intensas e ocorrem todos os dias. Essa autofagia que caracteriza o estado do Paraná tem que mudar. No campo, vamos brigar contra todos, mas para o futebol nacional temos que nos abraçar e lutar juntos", acrescentou.

Para o presidente tricolor, quando um dos times chamar o outro, solicitando algum tipo de ajuda, a resposta tem que ser positiva. "Se houver algo a se fazer para nos ajudarmos, uns aos outros, nós faremos. Estamos, assim, fortalecendo o nosso futebol e todos ganham com isso. Ano passado, por exemplo, precisamos de jogadores e o Atlético nos ajudou", disse Aurival.

Os primeiros resultados dessa aproximação entre diretorias ainda não têm prazo para aparecer, mas ideias começam a surgir. Uma das metas é melhorar a representatividade dos times dentro do próprio estado do Paraná. "Temos um problema de penetração no interior do Paraná e nós podemos mudar isso", disse Malucelli, fazendo referência à pesquisa encomendada pela Gazeta do Povo, que apontou o Corinthians como a maior torcida do estado.

Leia mais sobre o encontro

* * * * * *

Interatividade

Que tipo de estratégias Coritiba, Atlético e Paraná devem desenvolver para o crescimento do futebol no estado?

Escreva para arquibancada@gazetadopovo.com.br ou deixe o seu comentário abaixo.

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]