Nos quase quarenta anos de existência, alguns números da Stock Car aumentaram: média de público, potência dos motores e a quantidade de equipes são apenas alguns deles. Na contramão desse crescimento, também houve diminuições, como acidentes e mortes. Na temporada atual, a média de idade também caiu: dos 37 anos de 2001 para os 31 de 2010. Esse novo número garante a menor média de idade em todas as temporadas da categoria.
Diego Nunes e Alan Hellmeister, de 23 anos, são alguns dos responsáveis por esse rejuvenescimento da categoria nesta temporada. Enquanto isso, em 2001, a modalidade contava com competidores experientes como Ingo Hoffmann e Chico Serra no grid de largada.
"Naquela época o Brasil ainda tinha categorias de base, como a Fórmula Renault e Fórmula 3, destinadas aos pilotos mais jovens. Hoje, o jeito é ir para fora do país ou pular do kart para uma categoria turismo nacional", lembra Alceu Feldmann, que está na categoria desde 2000 e acampanhou várias mudanças etárias e mecânicas na categoria.
Átila Abreu, vice campeão da Fórmula BMW em 2004, é o piloto mais novo na categoria, com apenas 22 anos. E o vice campeão da Stock Car em 2006, Antônio Jorge Neto, da equipe do Corinthians, é o mais velho com seus 46.
-
Mais de 400 atingidos: entenda a dimensão do relatório com as decisões sigilosas de Moraes
-
Leia o relatório completo da Câmara dos EUA que acusa Moraes de censurar direita no X
-
Revelações de Musk: as vozes caladas por Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
-
Em jogo ousado, Lula blinda ministros do PT e limita espaços do Centrão no governo
Deixe sua opinião