• Carregando...
O espanhol Rafael Nadal começou 2009 vencendo com facilidade o russo Nikolay Davydenko | Marwan Naamani/AFP
O espanhol Rafael Nadal começou 2009 vencendo com facilidade o russo Nikolay Davydenko| Foto: Marwan Naamani/AFP

Abu Dabi - No ano passado, o suíço Roger Federer perdeu o reinado do tênis mundial, ao ser ultrapassado pelo espanhol Rafael Nadal na liderança do ranking, posto que ocupava desde fevereiro de 2004. Num reflexo do que aconteceu em 2008, a nova temporada começou ontem, em Abu Dabi, com vitória de Nadal e derrota de Federer.

Um torneio de exibição em Abu Dabi, nos Emirados Árabes, marcou o início da temporada 2009 para os principais tenistas do mundo – quatro dos cinco melhores do ranking estavam na disputa (a exceção foi o sérvio Novak Djokovic). E, depois das semifinais desta sexta-feira, Nadal e o escocês Andy Murray farão a final hoje, na qual o campeão levará US$ 250 mil de prêmio.

Número 1 do mundo, Nadal entrou na disputa apenas nas semifinais. E, no jogo de ontem, venceu com facilidade o russo Nikolay Davydenko, que tinha eliminado o norte-americano Andy Roddick na estreia. Mostrando estar novamente em grande forma – não jogava desde o final de outubro, por conta de uma lesão no joelho direito –, o espanhol fez 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3.

Enquanto isso, Federer mostrou que os problemas do ano passado não estão completamente ultrapassados. Outrora imbatível, o tenista suíço colecionou em 2008 mais derrotas do que estava acostumado (15). E perdeu seu primeiro jogo na nova temporada – também estreou nas semifinais em Abu Dabi –, diante do escocês Andy Murray, que tinha eliminado o norte-americano James Blake no dia anterior.

A vitória de Murray sobre Federer foi de virada: 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 7/6 (8/6). Apesar de bater o número 2 do mundo, o escocês disse que espera derrotá-lo também nos grandes torneios. "Quero ganhar dele em Grand Slam", avisou o escocês, que atualmente é o quarto colocado do ranking.

Já Federer minimizou o resultado. "Estou consciente de que irei perder alguns jogos e ganhar outros. Desde que jogue com alegria, não me importo de perder. Mas certamente quero ganhar as grandes partidas", disse o suíço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]