• Carregando...
Thiago Pereira treina em Guadalajara: nadador pode se tornar o maior medalhista de ouro do Brasil em Pans | Alejandro Aguirre / EFE
Thiago Pereira treina em Guadalajara: nadador pode se tornar o maior medalhista de ouro do Brasil em Pans| Foto: Alejandro Aguirre / EFE

O nadador Thiago Pereira pode se tornar neste mês, em Guadalajara, o primeiro brasileiro com dez ou mais medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, mas se disse alheio a tal marca para não se distrair daquilo que é sua maior paixão: nadar.

"Só posso prometer que me esforçarei ao máximo, e não medalhas", disse Thiago, atleta de 25 anos que nasceu em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro.

Vestido com um traje de banho azul que parece, com um de seus antebraços tatuado e um brinco no lóbulo da orelha direita, Thiago foi o "desmancha-prazeres" dos americanos no primeiro dia da natação, ao ganhar o ouro nos 400 metros medley e estragar a atuação perfeita dos representantes dos Estados Unidos.

"Foi a primeira medalha de ouro para o Brasil. Não quebrei meu recorde, mas será difícil marcar recordes por conta da elevada altitude de Guadalajara", comentou.

O brasileiro se tornou há quatro anos, no Rio de Janeiro, o primeiro nadador com seis títulos em uma mesma edição de Pan ao ganhar as finais dos 200 e 400 metros medley, 200 metros costas, 200 metros peito e os revezamentos 4x100 metros livre e 4x200 metros livre, além de ganhar a prata no revezamento 4x100 metros medley e o bronze nos 100 metros costas.

Em Guadalajara, Thiago nadará cinco provas individuais e três revezamentos, mas está focado para não transformar a meta de conquistar o maior número de títulos possível em uma obsessão.

"É preciso ir prova por prova. Ainda há muito a fazer, e vou passo a passo", declarou.

O nadador compete neste domingo no revezamento 4x100 livre e a partir desta segunda-feira participará em outras cinco provas, entre elas as individuais de 100 e 200 metros costas, 200 medley e 200 peito.

"Será uma semana dura. Precisarei de descanso, dormir bem, me alimentar e nadar com precaução, sem ultrapassar os limites, porque também quero ganhar", comentou.

O maior medalhista de ouro do país em Jogos Pan-Americanos é o mesatenista Hugo Hoyama, porta-bandeira da delegação em Guadalajara, quem soma nove conquistas. Thiago precisa de quatro, desde que o atual recordista, um veterano de 42 anos, não conquiste nenhuma

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]