• Carregando...
 |
| Foto:
  • Rubens Minelli- Primeiro técnico da história do Paraná, em 1990. Chegou ao clube com a chancela de tricampeão brasileiro. Dois canecos nacionais pelo Inter, em 75 e 76, e outro pelo São Paulo, em 77. Ostentava ainda um tetracampeonato gaúcho pelo Colorado. Na Vila, foi bicampeão paranaense, em 94 e 97.
  • Vanderlei Luxemburgo— Marcelo Oliveira, bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, deixa a equipe mineira e assina com o Paraná. O cenário, surreal em 2015, se concretizou em 1995. O então Wanderley era o atual bicampeão nacional pelo Palmeiras, onde também foi bi paulista. Antes, havia conquistado Série B e o Paulista pelo Bragantino, em 89 e 90, respectivamente. Na Vila Capanema, porém, Luxa teve passagem curta e sem sucesso.
  • Antônio Lopes— Conduziu o Paraná ao tetra paranaense em 1996. Antes, o
  • Otacílio Gonçalves— Acumulou quatro passagens pelo Paraná. A primeira no biênio 91/92. Quando chegou à Vila Capanema, tinha no currículo um Estadual pelo rival Atlético, em 85, e outro pelo Pinheiros, em 87, além de um bicampeonato gaúcho. Em 84, pelo Inter. Em 88, pelo Grêmio. No Tricolor, conquistou os estaduais de 91 e 95, além da Série B de 92.
  • Sebastião Lazaroni— Em 1997, após deixar o turco Fenerbahce, Lazaroni assinou com o Paraná, então pentacampeão estadual, para a disputa do Brasileiro. Antes, havia comandando a seleção brasileira na Copa América de 89 (foi campeão) e na Copa de 90 (caiu nas oitavas de final). No Tricolor, chegou a liderar o Nacional nas oito primeiras rodadas. Em seguida, após uma série de derrotas, foi substituído por Cláudio Duarte.

O Paraná inicia 2015 com um novato no comando da equipe. Luciano Gusso, 45 anos, foi auxiliar-técnico de Claudinei Oliveira e Ricardinho no ano passado. Antes, treinou equipes de base do Tricolor, além de acumular passagens pelo interior paulista e paranaense.

A aposta da diretoria em um técnico de pouco currículo faz contraponto à fase vivida pelo clube nos anos 90. Na primeira década após a fusão, em 1989, o Paraná apostou em nomes de peso.

Confira alguns dos "figurões" que já treinaram o Tricolor.

Técnicos paranistas na década de 90

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]