• Carregando...
Confira as distâncias percorridas nas provas |
Confira as distâncias percorridas nas provas| Foto:

A partir das 9 horas de hoje, o ciclismo brasileiro apresenta seu cartão de visitas para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Até domingo, 150 atletas disputam a primeira edição do Tour do Rio, prova de ciclismo de estrada. Nos 783 quilômetros a serem rodados, os atletas passarão por praias, reservas naturais, cidades patrimônio e montanhas. Estas, o principal desafio para as 16 equipes.

Entre elas, cinco estrangeiras, vindas de Itália, Espanha, Por­­tugal, Estados Unidos e Argentina. "São equipes de países em que o esporte é tradicional. Vão divulgar a prova a seus conterrâneos", prevê o ex-ciclista paranaense Mauro Ribeiro, único brasileiro a vencer uma etapa da Volta da França, a mais popular do ciclismo mundial.

"É importante o Brasil mostrar um bom desempenho nessa prova, para exibir a evolução nacional e seguir bem até 2016", destaca. Nas demais provas nas estradas brasileiras de 2010, o topo do pódio foi de estrangeiros.

A equipe curitibana DataRo está entre as concorrentes, sob o comando do técnico paranaense Hernandes Quadri Júnior. Outro destaque do estado é o Nilceu "The Flash" Santos, de José dos Campos (SP). O time terá desfalques, por causa de atrasos salariais: outro paranaense, Luciano Pagliarini, nem sequer deixou Londrina.

O paulista Tiego Gasparoto, campeão brasileiro sub-23, deixou a equipe com cinco salários a receber. Espera a resposta da União Internacional de Ciclismo (UCI) sobre seu pedido de saída para disputar o Tour por Pindamonhan­gaba (SP). "Até minha mãe teve de intervir para que o Carlinhos [técnico de São José dos Campos] assinasse a liberação", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]