• Carregando...

É só um amistoso, mas o confronto entre Curitiba Rugby Clube e o norte-americano Kansas Jayhawks tem um significado muito maior para aqueles que têm o rúgbi no corpo, literalmente.

A partida de hoje, às 20 horas, no Campus da Paraná Esporte, é um pequeno retrato do crescimento ainda discreto da modalidade no Brasil, principalmente depois do anúncio de que estará na Olim­píada do Rio de Janeiro, em 2016.

A visita internacional faz parte de um tour que o time universitário do Jayhawks está fazendo no país. Já passou por Floria­­nópolis e, depois de Curitiba, ainda enfrenta equipes de São José dos Campos e Niterói.

A partida surgiu como uma oportunidade para que os praticantes do esporte na capital paranaense possam trocar experiências com atletas norte-americanos, que também lutam para que o esporte se popularize.

"São países ainda não desenvolvidos [no rúgbi] e com potencial de crescimento muito grande. Eles vieram e ficaram surpresos que tem rúgbi aqui. O Brasil deu um pulo nos últimos anos. Se antes era uma várzea completa, agora é uma várzea", resume o secretário-ge­­ral e jogador de 1ª linha dos "Tou­­­­ros" (apelido do time lo­­cal), Juarez Villela Filho, um dos que estará em campo esta noite.

Outro que enfrentará o time de Kansas é o estudante de Edu­cação Física, Filipe Bicudo. Fruto do projeto social realizado pelo clube, ele recebe bolsa de estudo da Unibrasil para que possa se dedicar exclusivamente ao esporte. "Hoje ainda é complicado viver disso, mas acredito que daqui a alguns anos vamos conseguir. A expectativa é de que quem trabalhe com rúgbi consiga ganhar um bom salário e viver bem", anseia o jovem de 19 anos, que não esconde o desejo de figurar entre selecionados brasileiros em 2016.

Se ainda está longe da popularização, o rúgbi ao menos tem vencido algumas barreiras. A principal delas é o simples es­­clarecimento do que se trata. "Quando comecei a jogar, pensavam que era com cavalo ou patins. Hoje [as pessoas] já têm noção que é uma bola oval", brinca Bicudo.

Serviço:

Desafio internacional de rúgbi, no Campus da Paraná Esporte, Rua Pastor Manoel Virginio de Souza, 1310. Hoje, às 20 horas. Entrada gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]